Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos realiza manutenção e reforma gramado da Vila Belmiro para 2016

Após reclamações da comissão técnica, Santos 'fecha' estádio para melhorar as condições do gramado e anuncia medidas menores em razão de padronização para esta temporada

Gramado da Vila se mostrou prejudicado no último jogo do Brasileirão do ano passado (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Escrito por

A Vila Belmiro terá novas medidas no ano de seu centenário. Após reclamações da comissão técnica em razão do mau estado do gramado nos últimos jogos da temporada passada, o clube "fechou" seu estádio no dia 14 de dezembro para promover uma ampla reforma no gramado e também nas medidas. Como forma de adequação às novas exigências, o palco dos jogos do Peixe sofrerá uma redução, de 106 x 70 metros, ficará 105 x 68 metros. Cada gol recuará 50 cm, encurtando o campo, e nas laterais o recuo será de 1 metro para cada lado.

- Neste período de fim de ano acontece uma manutenção mais forte. Nós paralisamos o gramado no dia 14 de dezembro, e ele só reabre agora com o uso do time profissional, no início do Campeonato Paulista. E a novidade maior é a padronização nas medidas do campo, que vão ser as mesmas utilizadas na Copa do Mundo - explica Alexandre Librandi, gerente de patrimônio, soluções e logística do Santos.

Em relação ao gramado, o novo corte pretende tirar o que Librandi chama de "colchão", que fica no gramado e faz soltar a grama. Este corte vertical melhora a circulação de oxigênio e o fortalecimento desta grama, que receberá adubação. Também haverá um procedimento chamado "aeração do gramado", que consiste na aplicação de pinos que "furam" o gramado para melhorar a oxigenação da raiz e até a drenagem. Só assim será possível comportar todos os eventos esperados para 2016, ano do centenário do estádio alvinegro.

O gramado da Vila Belmiro não passou por qualquer tipo de manutenção entre 2014 e 2015, nos últimos meses da gestão de Odílio Rodrigues e início do mandato de Modesto Roma Júnior. A explicação para a falta de cuidados com o gramado é financeira, já que o clube terminou o ano devendo salários ao grupo de jogadores e todos os funcionários.

No ano em que planejou diversas celebrações para o centenário de seu maior patrimônio, o Santos também pode alcançar importantes marcas dentro de campo. De acordo com o Almanaque do Santos, a atual sequência de invencibilidade no Santos é a 16° maior da história, com 17 vitórias e um empate em 18 partidas sem perder. Caso mantenha o bom rendimento dentro da Vila Belmiro no Paulistão deste ano, o Santos pode chegar cada vez mais perto de seus maiores feitos. A décima maior sequência da história, por exemplo, é de 24 jogos, obtida entre 1962 e 1963, e alcançável já no Estadual. As seguintes são de 25, 26, 28, 29 (duas vezes), 32 (duas vezes), 34 e enfim 35 jogos de invencibilidade, alcançada entre 2/6/1929 e 21/12/1930.