Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos quer aumentar número de jogadores da base no elenco em 2016

Presidente avalia contratações, reconhece erros e acertos e promete mais da metade do elenco em garotos da base no ano que vem. Meta é ter 18 Meninos em um elenco de 33

Gabigol, Thiago Maia e Zeca, ambos da base, foram titulares do Peixe em 2015 (Foto: Ricardi Saibun / Santos FC)
Escrito por

Com 14 contratações em 2015, o Santos montou um time-base para a próxima temporada. Porém, como alguns desses reforços não se adaptaram, o Peixe terá que repor algumas posições.

Por mais que alguns nomes sejam contestados, o que é inquestionável na Vila Belmiro é a categoria de base. E é justamente nos garotos que a diretoria e a comissão técnica querem apostar no ano que vem.

Atualmente, o elenco santista tem 15 atletas oriundos das categorias de base e, segundo o presidente Modesto Roma Júnior, a meta é aumentar esse número em 2016.

– Trabalho com um elenco de 33 atletas, sendo 18 da base. É o nosso pressuposto para 2016 - afirma o presidente em entrevista ao LANCE!.

Para Dorival, alternativas não faltam. Além de poder avaliar atletas que disputarão a Copa São Paulo em janeiro, do sub-20, ele analisa a lista de jogadores que retornam de empréstimo, como são os casos dos atacantes Stéfano Yuri e Lucas Crispim, do zagueiro Jubal, entre outros, que se reapresentam junto do elenco no CT Rei Pelé, no próximo dia 6.

No momento, a prioridade é repor as perdas recentes na zaga e no ataque, com as saídas de Werley e Nilson, reservas imediatos.
Além destes, deixam o Santos o lateral-esquerdo Chiquinho, o atacante Leandro e provavelmente o volante argentino Ledesma.

O atacante Neto Berola, emprestado pelo Atlético-MG, tem contrato até o fim do Campeonato Paulista e chances remotas de ficar.
Outro fator que pesa a favor dos Meninos da Vila, além do vitorioso histórico, é a situação financeira do Alvinegro. A direção do clube prioriza as contratações sem custo.

Como exemplo, o zagueiro Thiago Heleno, que está na mira do Peixe, teve sua negociação paralisada pois seu clube, o Deportivo Maldonado (URU), quer cerca de R$ 800 mil para emprestá-lo por um ano.

Seja em momentos de vitória ou de crise, o Santos está acostumado a apostar em seus jovens talentos revelados em casa. Desta vez, a missão dos Meninos da Vila será um ano “normal”, sem a disputa da Libertadores. Mas a alegria em vestir o manto alvinegro será a mesma.

Dorival observa os garotos do Peixe (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Confira o bate-bola com Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, ao LANCE!:

Alguns jogadores que chegaram neste ano não deram certo. Precisa mudar o método de buscar reforços ou a forma de contratar?

Existem erros e acertos em todas as contratações. Por isso são 33 jogadores, senão seriam 22 jogadores. Não dá para ter 33 Messis. Tem jogador nível A, B e C.

Mas o que será feito para que menos erros aconteçam?

O que deu errado, deu errado. O que deu certo... o Marquinhos Gabriel deu certo, mas não estamos conseguindo manter. O Nilson deu errado, mas foi válido. Podia ser o herói, foi vilão. Por um segundo. E salvou o Gabriel. Se ele não perde o gol, o culpado era o Gabriel por perder o pênalti.

Quantos reforços exatamente o Santos quer para 2016? Quem está na mira do Peixe?

Tenho em mente alguns jogadores, como o Dorival também tem, mas não tem um número certo. Não vou falar em nomes. De repente chega o Alexandre Mattos (do Palmeiras) e contrata quem a gente quer...