Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Obsessão de Sampaoli foi estatística negativa do Santos no Brasileirão-18

Treinador argentino tem exigido ao máximo nos treinamentos para que os jogadores evitem perder a posse de bola, quesito em que o Peixe foi vice-líder no Brasileirão-2018

Sampaoli tem cobrado a excelência nos treinos de passe e de posse de bola no Santos (Foto: Ivan Storti/Santos)
Escrito por

Pelo terceiro dia consecutivo de treinamentos no CT Rei Pelé, o técnico Jorge Sampaoli comandou treinos específicos para posse de bola. Esse tipo de atividade tem sido uma marca desde sua chegada ao clube e parece que será assim em toda a temporada. Talvez o argentino tenha acompanhado as estatísticas santistas no Brasileirão do ano passado, que indicaram domínio do jogo, porém com excesso de perdas de posse. Aperfeiçoamento pode levar a equipe longe.

Segundo os dados do Footstats, o Peixe foi o quinto time com melhor aproveitamentos de passes: 91,4% deles foram completados. Além disso, com média de 54%, foi o quinto clube com mais posse de bola durante a competição. No entanto, apesar desses números significativos, uma estatística chama a atenção. Trata-se do índice de posses desperdiçadas por partida: 36,3, o que dá ao clube a vice-liderança no quesito, atrás apenas do Internacional, à frente por duas perdas a mais.

Em outras palavras, o Santos teve mais posse de bola do que seus adversários, tentou jogar com a bola no chão e trocar passes, porém abusou da arte de perder a bola, seja por falta de concentração, seja por falta de objetividade na hora de concluir a jogada. Fato é que o estilo de jogo de Sampaoli exige a excelência nesse quesito e é isso que ele tem tentado passar para o elenco.

O lateral-direito Daniel Guedes, em entrevista coletiva na última sexta-feira, analisou os treinamentos do novo comandante e tentou explicar qual será a tônica do time nesta temporada, baseada priorização da posse de bola, algo que ele considera promissor para poder buscar os objetivos do clube.

- Tem uma coisa que o Pablo (Fernández, auxiliar de Sampaoli) disse que é muito verdade. Aqui no Brasil a posse de bola a gente larga um pouquinho e lá na Europa estão acostumados a manter do começo ao fim do jogo. Então acho que é isso que eles vão priorizar aqui no Santos. Posse de bola com muita intensidade. Acredito que se a gente conseguir juntar essas duas coisas e a qualidade, que a gente sabe que tem aqui, acho que a gente vai chegar longe neste ano - afirmou o ala santista.

Não é raro perceber Sampaoli, seus auxiliares e preparadores, repetidamente falando com os jogadores sobre a importância de ter a posse de bola. Em uma mistura de incentivo com cobrança, o discurso do argentino parece ter cada vez mais adesão entre os atletas do elenco que, como Daniel Guedes, já captaram o espírito que tomará conta dos santistas em 2019: o Santos tentará dominar os jogos e buscará excelência no conceito.

Para intensificar esse processo, o elenco treina neste sábado em dois períodos: na parte da manhã e na parte da tarde. A mesma coisa acontecerá no domingo. Em ambos os dias as atividades serão fechadas para a imprensa, já em preparação para o amistoso diante do Corinthians, no dia 13 deste mês, na Arena.