Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Número de finalizações do Santos cresceu 86% nos últimos cinco jogos

No entanto, o aproveitamento nos chutes a gol caiu em 5% comparado às sete primeiras partidas

Artilheiro do Santos em 2019, Sánchez marcou apenas uma vez esse ano (Foto: Ivan Storti/Santos)
Escrito por

Um das principais deficiências do Santos nas primeiras partidas desta temporada foi o baixo índice de finalizações. Entretanto, nos cinco jogos antes da paralisação do futebol brasileiro, devido a pandemia do novo coronavírus, o time finalizou 63 vezes, 86% de vezes a mais do que os sete primeiros compromissos

A melhora do aproveitamento aconteceu justamente em um momento que o clube apresentou bons resultados e afastou a pressão sofrida pelo técnico Jesualdo Ferreira, que teve o cargo ameaçado após a derrota por 2 a 0 diante do Ituano, em Itu, pela sétima rodada do Paulistão. Embora a porcentagem entre os sete primeiros e os cinco últimos jogos antes do início da quarentena sejam iguais, 66,6%, foram nas partidas mais recentes que a equipe mostrou um futebol menos reativo, o que reflete no aumento das oportunidades criadas.

Outro fator que corrobora com a evolução santista foi o bom início do clube na Libertadores, com duas vitórias nos dois primeiros jogos. Além do mais, embora o Peixe tenha reduzido em 5% o aproveitamento dos chutes ao gol, que caiu de 32 para 27%, a conversão das finalizações certas em bolas na rede, que representavam 25% nos primeiros sete jogos, aumentou para 41% nos últimos cinco compromissos.

Para o setor ofensivo, o Peixe tem 11 opções atualmente: Soteldo, Marinho, Raniel, Kaio Jorge, Uribe, Yuri Alberto, Arthur Gomes, Eduardo Sasha, Lucas Venuto, Tailson e Renyer. Todos eles entraram em campo em 2020, mesmo que durante poucos minutos.

* Sob supervisão de Vinícius Perazzini