Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Meninos da Vila? Veteranos ditam ritmo do Santos no Brasileirão

Trio mais velho do Peixe se destacou: Ricardo Oliveira, com 36 anos, foi artilheiro do time, enquanto Vanderlei, 32, o goleiro com mais defesas. Renato, 37, jogou todas as 38 rodadas

(Foto: Ricardo Moreira)
Escrito por

O time titular do Santos tem uma média de idade de 27 anos, mas o trio que ditou o ritmo do segundo colocado no Brasileirão têm mais de 30 anos. Quando não ganhavam elogios juntos, pelo menos um deles era o protagonista do Peixe na vitória ou na derrota, fosse com uma defesa de Vanderlei, um lançamento de Renato ou um gol de Ricardo Oliveira.

A começar pelo goleiro, de 32 anos. Vanderlei terminou o campeonato com o maior número de defesas: 99. Além de aparecer bem sob as traves, o camisa 1 da Vila Belmiro ganhou elogios, principalmente do técnico Dorival Júnior, por ajudar com os pés na saída de bola.

Já Renato desafiou qualquer jovem e até a preparação física. Um dos mais velhos do Brasileirão, o camisa 8 foi o único jogador que atuou em todas as 38 rodadas, mais do que qualquer goleiro da Série A, posição que é menos prejudicada pela carga excessiva de jogos.

Por fim, Ricardo Oliveira mostrou porque carrega o apelido de artilheiro. Maior goleador do Brasileiro do ano passado com 20 gols, o camisa 9 concluiu a temporada como o artilheiro do Santos no Nacional deste ano, com 11 marcados. Curiosamente, ele saiu atrás de seus companheiros de ataque, Vitor Bueno e Copete, que anotaram dez tentos cada. 

O centroavante demorou dois meses para estrear no Brasileirão. Lesionado desde a final do Paulista, estreou apenas contra a Ponte Preta, na 15ª rodada, no dia 16 de julho e sofreu com dores ao longo da competição, tendo ficado fora de algumas partidas. No total, atuou em 20 jogos.

- O Ricardo Oliveira é fundamental. Foi um ponto lamentado por nós a ausência dele por um período grande do campeonato. É um jogador importantíssimo - avaliou o técnico Dorival Júnior.