Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Envolvido em vendas de clubes, José Berenguer deve deixar o Comitê de Gestão do Santos

Membro do órgão colegiado do clube é CEO da XP, que liderou as vendas de Cruzeiro e Botafogo. Presidente Rueda admitiu desconforto com a situação e promete solução interna

José Berenguer é membro do Comitê de Gestão do Santos (FOTO: Vivian Koblinsky/Divulgação)
Escrito por

O Santos pode perder mais um membro do Comitê de Gestão neste mês de janeiro. Depois de José Renato Quaresma, que deixou o colegiado no primeiro semestre de 2021 e ainda não foi substituído, José Berenguer também deve deixar o grupo nas próximas semanas.

O motivo para a saída é o envolvimento de Berenguer nos processos de vendas de clubes como o Cruzeiro e o Botafogo. O membro do comitê é CEO do Banco XP e a XP Investimentos, que pertence ao grupo, é a empresa que comandou o processo de venda do Cruzeiro ao ex-atacante Ronaldo e do Botafogo ao investidor John Textor.

A XP Investimentos deve liderar outros processos de venda de clubes brasileiros e a participação de José Berenguer em negócios com concorrentes do Santos gerou insatisfação entre conselheiros e diretores do clube.

Na semana passada, em entrevista ao Blog Sou Santista, o presidente Andres Rueda admitiu uma situação desconfortável para o clube e afirmou que o assunto seria discutido internamente. A decisão final deve sair ainda em janeiro.

- O Berenguer é um membro do Comitê de Gestão que nos ajudou muito nessa parte de renegociação de dívidas. Só o caminho que ele conseguiu abrir em uma negociação que estava praticamente porta fechada já valeu o esforço e ajuda dele. Ele trabalha na maior empresa do setor financeiro e está no ramo do futebol. A situação não é confortável, obviamente que não é. Não que exista conflito de interesse direto diante dessa gestão, até porque o pensamento nosso em relação à SAF (Sociedade Anônima do Futebol) diverge um pouco, nós acreditamos que não é o momento, mas estamos conversando internamente para conseguir um denominador comum que seja bom para todo mundo - afirmou o presidente.

O Comitê de Gestão do Santos é um órgão colegiado formado por oito pessoas (incluindo o presidente e o vice do clube) responsável por administração e gestão executiva do clube. A contratação de jogadores, por exemplo, passa sempre pelo CG.