Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Maior da década’ no Santos, Dorival está próximo de marca de Muricy

Atual treinador do Peixe tem aproveitamento superior até ao de Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe e ainda está perto de ultrapassar marca de jogos de Muricy Ramalho

(Foto: Ricardo Moreira/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Com filosofias diferentes e currículos diferentes, Dorival Júnior, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo são treinadores que em poucos momentos se assemelham no esporte, e um deles atende pelo nome de Santos Futebol Clube.

Na rodada e renomada carreira de ambos, os títulos e números obtidos no Peixe unem os três. Brasileirão, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Libertadores e muitos Paulistas foram vencidos por eles nos últimos dez anos.

Em número de títulos, já que conquistou dois Paulistas e uma Copa do Brasil no Peixe, Dorival ainda está atrás da dupla - Luxa venceu um Brasileiro e dois Paulistas, enquanto Muricy levou uma Libertadores, uma Recopa e três edições seguidas do Estadual.

Mas em números limpos, ignorando conquistas, o trabalho de Dorival Júnior pode ser considerado o melhor do Santos nos últimos dez anos. Seu aproveitamento é superior até ao de Vanderlei Luxemburgo, que comandou o clube três vezes.

Nos números, o atual "manager" já superou os antecessores. Nas 140 oportunidades que dirigiu o Santos, Dorival conquistou 47 vitórias, teve 18 empates e 16 derrotas, o que confere um aproveitamento de 66,25%.

Em 2004, ano do último título Brasileiro, Luxemburgo teve 61,4% de aproveitamento. Nas temporadas 2006/07, evoluiu e chegou aos 64,3%. Em 2009, em apenas nove jogos na mediana campanha no Nacional, Luxa despediu-se com 49%.

Em 2016, haverá um momento - próximo, aliás - em que o nome de dois dos três vencedores técnicos da história santista se cruzará de novo. Com 140 jogos à frente do clube, Dorival Júnior está a dez de igualar a marca de Muricy Ramalho, sétimo treinador que mais vezes comandou o Peixe, demitido em meados de 2013 com aproveitamento de 57,3%.

Atrás na galeria de troféus, Dorival pode se inspirar em dois vencedores para manter-se como técnico mais longevo da Série A do Brasileirão. Afinal, o que a torcida santista pode esperar de um treinador a não ser títulos? Só na atual temporada, o clube ainda cobiça mais dois...