Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Edu Dracena pede demissão e se despede do Santos

Executivo deixou comando do futebol do Peixe após eliminação na Sul-Americana

Edu Dracena não é mais o executivo de futebol do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Escrito por

Edu Dracena pediu demissão do cargo de executivo de futebol do Santos e se despediu do clube nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (07). O Santos já havia sinalizado a saída de Dracena, do técnico Fabián Bustos e do gerente de futebol, Guilherme Lipi, após a eliminação para o Deportivo Táchira, na Vila Belmiro, pela Copa Sul-Americana.

- Encerro hoje minha passagem como executivo de Futebol do Santos FC. Já vinha avaliando a minha saída há algum tempo e ontem, após o jogo, procurei o presidente e entreguei o cargo. Assumi o time na zona de rebaixamento do Brasileiro 2021. Em 11 rodadas e com uma fantástica recuperação do elenco, alcançamos o décimo lugar e afastamos o risco de queda. Este ano, após um péssimo Paulista, estamos na metade da tabela do Brasileiro, chegamos às oitavas da Copa do Brasil e da Sul-Americana. E falhamos. Tenho consciência de que a torcida do Santos merece mais - afirmou.

- Entre acertos e erros, deixo como legado uma mudança de chave: não permitir que o Santos perca seus maiores talentos formados na base. Nos últimos anos, o Clube perdeu muitos. Meu ponto de honra foi dar um basta a esta situação. Renovamos os contratos das revelações mais importantes do Santos. Além do retorno esportivo que jovens como Marcos Leonardo, Ângelo, Kaiky e Lucas Pires já dão ao Santos - e darão muito mais! -, seus contratos longos vão garantir valores importantes no futuro, o que possibilitará a restruturação financeira que o Santos tanto precisa. Graças a estas futuras vendas, meus sucessores terão uma estrutura melhor para trabalhar e um orçamento infinitamente maior para a montagem do elenco do que eu tive - ressaltou.

- As contratações que fizemos foram feitas sempre dentro de um limite muito claro. Investimos US$ 1 milhão para trazer todos os reforços este ano, valor inferior ao investido por quase todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Com as saídas e entradas, a folha salarial permanece no mesmo patamar de 2021. Alguns dos reforços já são realidade para o torcedor. Outros são apostas. Há atletas que chegam e jogam todo seu potencial; outros precisam de mais tempo para amadurecer. Mas, ao final do ano, as contratações que forem consideradas equivocadas não vão 'quebrar' o Clube e inviabilizar seu futuro, como o torcedor presenciou em tempos bem recentes. Quero agradecer ao presidente Rueda pelo convite; a todos os atletas, às comissões técnicas e a cada funcionário do CT Rei Pelé e da Vila Belmiro por acreditar em mim. Desejo sucesso ao Santos e deixo toda minha gratidão a todos os santistas - revelou.

Dracena foi convidado pela gestão Rueda para ser o homem forte do futebol em outubro do ano passado. Ex-jogador do Santos, Dracena chegou ao clube em 2009 vindo do Fernerbahçe, da Turquia, sob desconfiança por conta de problemas físicos. Mas com bom futebol, logo ganhou a titularidade e a tarja de capitão da equipe. O zagueiro ficou no Peixe até o final de 2014 e foi um dos líderes do Santos nesses cinco anos em que atuou na Vila Belmiro. Além da Libertadores, venceu o Paulista três vezes, a Copa do Brasil e a Recopa. Com a camisa alvinegra fez 227 jogos e marcou 17 gols