Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra adversário ‘parecido’, Santos muda estilo e tem números inéditos em 2019

Mesmo com apenas 44% da posse de bola, Peixe bateu o Red Bull Brasil, por 2 a 0. Foi a primeira vez que o Alvinegro foi inferior ao adversário no quesito nesta temporada

Sampaoli abdicou da posse de bola pela primeira vez no ano contra o RB Brasil (Foto: Bruno Ulivieri/O Fotográfico)
Escrito por

O Santos, do técnico Jorge Sampaoli, abdicou da posse de bola pela primeira vez no ano, no último sábado. O resultado foi uma vitória sobre o Red Bull Brasil, por 2 a 0, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista.

Com apenas 44% da posse de bola, o Peixe preferiu iniciar a pressão pelas interceptações já no ataque com Eduardo Sasha e Rodrygo, além de definir as finalizações mais rápido. No segundo gol, por exemplo, o Santos contou com três jogadores e somente nove toques para construir a jogada.

A ideia foi utilizada após estudar o time de Campinas. O técnico Antônio Carlos Zago é outro defensor da manutenção da posse, das boas intervenções e das chances criadas. É um dos times que mais tem a bola, com média de 56% por partida. 

O Red Bull também tem o atacante Ytalo, um dos jogadores que mais finalizou no Paulistão, com 31 chutes e cinco gols marcados.

A tendência é que Sampaoli volte a usar essa tática pela vantagem construída. O Santos pode perder por até um gol ou empatar que, mesmo assim, conquista uma vaga às semifinais do Paulistão.

Veja a posse de bola do Santos nos outros jogos do Paulista:

1ª rodada - Santos 1x0 Ferroviária - 58% 
2ª rodada - São Bento 0x4 Santos - 65%
3ª rodada - Santos 2x0 São Paulo - 56%
4ª rodada - Bragantino 1x4 Santos - 73%
5ª rodada - Ituano 5x1 Santos - 69%
​6ª rodada - Santos 1x0 Mirassol - 70%
7ª rodada - Santos 2x0 Guarani - 60%
8ª rodada - Palmeiras 0x0 Santos - 60%
9ª rodada - Santos 3x2 Oeste - 60%
10ª rodada - Corinthians 1x1 Santos - 59%
11ª rodada - Santos 0x1 Novorizontino - 66%
12ª rodada - Botafogo-SP 4x0 Santos - 69%

O Santos volta aos trabalhos na tarde desta segunda-feira, no CT Rei Pelé. O Peixe, com 26 pontos, se classificar, decide a semifinal dentro de seus domínios.