Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos mostra pré-projeto para modernização da Vila Belmiro

Evento teve presença do presidente José Carlos Peres, do arquiteto Artur Katchborian e de três representantes da Bolton Group, empresa que deve realizar o retrofit do estádio

Se o projeto for aprovado, Vila Belmiro tomaria esta forma (Reprodução/Twitter)
Escrito por

Os conselheiros do Santos conheceram nesta quinta-feira o pré-projeto para a modernização da Vila Belmiro. O evento contou com a presença do presidente do clube, José Carlos Peres, e três representantes da Bolton Holding Group, empresa que deve realizar o retrofit (processo de modernização) do estádio. 

O arquiteto do pré-projeto, Artur Katchborian também compareceu. Ele explicou e,tirou dúvidas dos conselheiros sobre o retrofit da Vila. Além disso, deixou claro que não há possibilidade do modelo ser o mesmo da La Bombonera, estádio do Boca Juniors-ARG. 

Entre algumas ideias apresentadas estão o aumento do campo, mudanças dos alojamentos da base e do futebol feminino para o CT e a retirada de todos os pontos cegos da Vila. 

- Junto com isso, uma adaptação, nova construção, como quiserem chamar, de outras instalações do Santos, como o CT da base e dos profissionais e tudo que isso gerar. No diagnóstico que vamos apresentar, fica patente que muito do espaço físico do estádio é utilizada além do que dele se espera, que é o futebol. Queremos adequar os ambientes nos imóveis que o Santos nos destinar para recebê-los - explicou Artur.

- No sentido de qualificar a implantação do estádio, estudamos profundamente o entorno da Vila Belmiro. A Rua Princesa Isabel deveria ser transformada em rua de trânsito local. Fizemos um desvio de trânsito e estamos em contato com a prefeitura. Em dias de jogos, a rua já é inutilizada. Dessa forma, a gente só oficializa isso numa via que a sociedade perdeu em relação à Vila - emendou. 

A "nova" Vila Belmiro deve ter entre 18 a 20 mil lugares. Confira abaixo como ficaria a divisão das arquibancadas:

- Primeiro anel de arquibancadas: 7.800 lugares
- Segundo anel de arquibancadas: 10.250 lugares
- Anéis consolidados: 18.050

- A gente fez uma conta de custo-benefício e acha que o ideal é de 18 a 20 mil lugares. Em uma conta muito rápida, se a gente hoje aumentasse a média de ocupação em 50% que fosse, levando de 9 (mil), 10, para 15, levando em conta 20 a 25 jogos no ano, significa 150 mil pessoas. O que a gente precisa entender é que não adianta almejar um estádio de 40, 50 mil pessoas, se a sua média é de 9 - disse Artur. 

O pré-projeto precisa ser aprovado por maioria simples dos conselheiros do Peixe. Uma nova reunião será marcada para definir se a modernização da Vila ocorrerá nos próximos anos.