Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos dá início à série na Vila com interino que tem mais de 30 vitórias

Serginho Chulapa tem 70 jogos no comando do Alvinegro e 33 triunfos. Ele estará à frente do banco de reservas contra o Flamengo, nesta quarta, no primeiro dos três jogos em casa

Ivan Storti/Santos FC
Escrito por

Enquanto não define seu novo técnico, o Santos terá no banco de reservas a presença de Serginho Chulapa. Membro da comissão técnica fixa do Alvinegro, o auxiliar será o treinador interino nesta quarta-feira, em jogo contra o Flamengo, às 21h45, na Vila Belmiro. E tentará fazer valer seus números para começar bem a sequência de três jogos do Peixe em casa - além do Flamengo, América-MG, no domingo, e Cruzeiro, na quarta, pela Copa do Brasil, serão os próximos adversários. 

Em resultados divididos em seis anos diferentes, Chulapa tem 70 jogos como comandante do Santos - a maioria deles como interino - e 33 vitórias, 20 empates e apenas 17 derrotas. Se em 1994 era, de fato, o técnico do clube, em 2001, 2005, 2007, 2009 e 2015 foi usado como interino.

Chulapa, desde que retornou ao clube, passou a ser usado como "bombeiro", acionado em momentos específicos para dar soluções rápidas, enquanto a solução definitiva não chega. Na carreira, porém, o treinador vitorioso como santista, coleciona polêmicas. 

Em 1994, Chulapa era auxiliar de Pepe, demitido após campanha ruim. O hoje interino assumiu a função de maneira definitiva e fazia bom trabalho. Em novembro daquele ano, porém, acabou demitido do cargo após agredir um repórter que o ironizou após a derrota para o Corinthians, no Pacaembu.

Em 2001, primeira vez a voltar a ser treinador do Peixe, assumiu como interino após a demissão de Geninho, para ficar até o fim do Campeonato Brasileiro daquele ano. A última vez que atuou como interino do Santos foi em junho de 2015, quando venceu Tite na Vila Belmiro, em partida diante do Corinthians.

Sequência dará o tom do futuro
A sequência que o Santos inicia nesta quarta-feira é crucial para seu futuro na temporada. Os dois primeiros jogos serão importantes para afastar o time da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro - atualmente é o 15º colocado. Depois, contra o Cruzeiro, a partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Sair na frente no jogo de ida pode fazer toda a diferença na busca pela classificação.  

No cenário ideal projetado pela diretoria, Chulapa será o treinador do Peixe apenas neste primeiro confronto, já que a ideia é oficializar o novo técnico a tempo do jogo contra o América-MG, marcado para domingo, às 19h. Assim, o novo comandante teria menos de uma semana para pensar a equipe para o jogo contra a Raposa.

Neste momento, Zé Ricardo é o mais cotado. Jair Ventura foi demitido do cargo na última segunda-feira, com um retrospecto de 39 jogos, 14 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, pouco mais de 40% de aproveitamento.