Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com não de Bielsa, Santos efetiva Orlando Ribeiro como treinador

Técnico ficará no comando da equipe até o final da temporada. Orlando Ribeiro, que estava no Sub-20 do Peixe, tem currículo recheado de títulos na base comandando rivais do Santos

Orlando Ribeiro comandou o profissional do Peixe em dois jogos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Escrito por

O Santos decidiu manter Orlando Ribeiro no comando técnico da equipe após Marcelo Bielsa recusar o convite para comandar o clube. À princípio, o treinador de 55 anos fica até o final da temporada, quando o Peixe espera trazer um comandante com mais bagagem.

No comando da equipe desde o dia 12 de setembro, Orlando Ribeiro assumiu o lugar deixado pelo técnico Lisca, hoje no Avaí. Quando subiu ao profissional o treinador ganhou duas missões: vencer o líder do campeonato, o Palmeiras, e o finalista da Copa Libertadores, o Athletico.

+ Barcelona bate martelo sobre retorno de Messi, gigante tem interesse em Douglas Luiz… o Dia do Mercado!

Mesmo com a derrota clássico, o time ganhou elogios. Contra o clube paranaense, o time venceu e colocou fim em um longo jejum sem vitórias, sendo três derrotas - contra Goiás, Ceará e Palmeiras. Com a vitória diante do Athletico, o Peixe subiu para a nona colocação na tabela, com 37 pontos ganhos.

O trabalho vem agradando aos atletas. A forma com que Orlando Ribeiro lida com as situações do dia a dia é a maior “vantagem” do treinador em relação a Lisca. Calmo, Ribeiro vem passando confiança aos jogadores e, principalmente, tratando as situações rotineiras sem grande alarde.

O currículo de Orlando Ribeiro no futebol é longo. Seu trabalho mais marcante foi nas categorias de base do São Paulo, clube no qual esteve por 11 anos com passagens pelo comando técnico das categorias sub-15, sub-17 e sub-20.

Pelo sub-20 do São Paulo, Orlando Ribeiro foi campeão da Copinha 2019, inclusive comandou o meia Ed Carlos atualmente no Santos. Além do vice-campeonato da Copa Ipiranga RS em 2018, conquistou a Super Copa e a Copa do Brasil no mesmo ano. No sub-17 conquistou a FAM Cup em 2018, Copa Belo Horizonte em 2017, Campeonato Paulista 2016 e Copa Belo Horizonte também em 2016, além do Campeonato Paulista de 2015.

Depois de 11 anos no São Paulo, o treinador passou os últimos sete meses do ano passado no sub-17 do Palmeiras. No rival, conquistou a FAM Cup, foi vice-campeão do Paulista e ficou em terceiro na Copa do Brasil. Foram 34 jogos com 27 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

No Peixe, antes de assumir o profissional, o treinador estava no comando do sub-20 desde o início do ano. Pela categoria somou 29 jogos, com 20 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. Foram 76 gols marcados e apenas 28 sofridos.