Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ata do CG do Santos revela bastidores das demissões de Bustos e Dracena

Comitê de Gestão optou pelas saídas após a eliminação na Copa Sul-Americana

Comissão técnica foi demitida após eliminação diante do Deportivo Táchira (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)
Escrito por

O Santos divulgou a ata de uma das principais reuniões do Comitê de Gestão nesta temporada, realizada pós a eliminação na Copa Sul-Americana, contra o Deportivo Táchira, em plena Vila Belmiro, no dia 7 de julho de 2022. A queda selou as saídas do departamento de futebol e comissão técnica do clube.


+ Mbappé x Neymar: relembre personagens que 'tretaram' com o brasileiro

No documento, o clube informa que o presidente Andres Rueda convocou uma reunião extraordinária após o jogo para discutir “questões do futebol profissional, desempenho, ambiente e projeções futuras”. Os membros do CG puderem expor suas opiniões.

Durante a reunião, porém, o mandatário santista recebeu uma ligação do então executivo de futebol, Edu Dracena, sinalizando que estaria de saída do clube. Com isso, o clube votou "apenas" pela saída do técnico Fabian Bustos e sua comissão técnica, do gerente de futebol Guilherme Lipi e do assessor do gerente Arnaldo Hase.

Estiveram na reunião on-line o presidente Andres Rueda, o vice José Carlos, Dagoberto Oliva, Renato Hagopian, Thomaz Côrte Real e Vitor Loureiro Sion. A única ausência foi de Rafael Leal. Todos assinaram positivamente pelas saídas.

Sion, porém, apesar de ter votado positivamente pela demissão de Fabian Bustos e demais membros, foi contra a saída de Edu Dracena, Lipi e Arnaldo Hase, por considerar que a mudança no setor poderia prejudicar o clube na janela de transferências. Vale lembrar que Sion não está mais no clube.

Após a decisão unanime pela saída de Fabián Bustos, ficou decidido que Marcelo Fernandes, então membro da comissão fixa do clube, comandaria a equipe contra o Atlético-GO.

Trajetória de Fabián Bustos e Edu Dracena no Santos

Dracena foi convidado pela gestão Rueda para ser o homem forte do futebol em outubro do ano passado. Ex-jogador do Santos, Dracena chegou ao clube em 2009 vindo do Fernerbahçe, da Turquia, sob desconfiança por conta de problemas físicos. Mas com bom futebol, logo ganhou a titularidade e a tarja de capitão da equipe.

O zagueiro ficou no Peixe até o final de 2014 e foi um dos líderes do Santos nesses cinco anos em que atuou na Vila Belmiro. Além da Libertadores, venceu o Paulista três vezes, a Copa do Brasil e a Recopa. Com a camisa alvinegra fez 227 jogos e marcou 17 gols

Já o treinador Fabián Bustos chegou ao Santos em fevereiro de 2022 para vaga do técnico Fábio Carille. O treinador deixou o Barcelona-EQU para assumir o cargo no Peixe. Ao todo, foram 28 jogos, 8 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. O argentino deixa o Peixe eliminado na Sul-Americana, próximo de cair na Copa do Brasil e na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.