Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 85 anos, Santos e Internacional se enfrentavam pela primeira vez

Amistoso em 1935, em Porto Alegre, foi o primeiro encontro entre as equipes; duelo é marcado por retrospecto equilibrado<br>

Último duelo entre Santos e Inter aconteceu em outubro de 2019, no Beira Rio (Foto: Ricardo Diluarte/Internacional)
Escrito por

No dia 12 de maio de 1935, acontecia pela primeira vez um dos duelos mais equilibrados do futebol brasileiro. Internacional e Santos enfrentaram-se em amistoso disputado no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, e o 1 a 1 no confronto inicial foi a premissa de um equilíbrio que perdura até hoje.

Peixe e Colorado enfrentaram-se 76 vezes ao longo da história, com 27 vitórias para cada lado e 22 empates. As duas equipes também empatam em gols marcados no confronto, 94 pra cada lado.

Primeiro jogo

1935 marcou o retorno do primeiro grande ídolo do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, ao Santos. “El Tigre” havia feito uma partida com a camisa santista cinco anos antes, em um amistoso em que o Alvinegro Praiano venceu o Atlético Tucumán, da Argentina, por 4 a 1, mas o atacante não balançou as redes.

Contra o Internacional, naquele 12 de maio, o Peixe saiu na frente logo aos oito minutos de partida. E por ironia do destino, o primeiro gol marcado pelo Santos sobre o Colorado foi anotado por Sacy, que, salvo a grafia diferente, corresponde ao mascote do Internacional. O jogador, inclusive, foi o artilheiro santista naquela temporada, 15 gols. No entanto, o clube gaúcho empatou com Mancuso aos 14 do segundo tempo.

O Peixe, treinado por Bilu, foi a campo com: Cyro; Neves e Badu (Iracino); Marteletti, Ferreira e Jango; Sacy, Moran, Mário Seixas, Friedenreich e Junqueira (Paulinho).

Na semana seguinte, no mesmo Estádio dos Eucaliptos, Friedenreich balançou as redes pela primeira e única vez com o manto alvinegro, na derrota do Peixe por 3 a 2 contra o Grêmio.

O ano de 1935 foi especial pra história do Santos, pois marcou a primeira conquista de Campeonato Paulista da equipe, no dia 17 de novembro, ao bater o Corinthians por 2 a 0, no Parque São Jorge.

Retrospecto atual

Assim como o primeiro jogo, as últimas partidas entre Santos e Internacional demonstram o reflexo natural do confronto. Em 2019, as duas equipes enfrentaram-se duas vezes, ambos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, os dois por 0 a 0.

A última partida com vencedor aconteceu no dia 10 de junho de 2018, quando o Colorado bateu o Peixe, em plena Vila Belmiro, por 2 a 1, pelo primeiro turno do Brasileirão. Já o triunfo santista mais recente ocorreu no dia 28 de setembro de 2016, vitória por 2 a 1, no Urbano Caldeira, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, onde o Inter levou a melhor, vencendo por 2 a 0, no Beira Rio, no duelo de volta, e ficou com a classificação.