Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Verdão segue com mudanças, desliga fisiologista e contrata fisioterapeuta

O coordenador Thiago Santi teve sua saída comunicada nesta semana, em meio à reformulação do Núcleo de Saúde. Fred Manhaes, novo fisioterapeuta, já trabalha no clube

Thiago Santi (último à dir.) foi desligado do Palmeiras, que reformula seu Núcleo de Saúde (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

O Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras segue em processo de mudanças. Nesta semana, o clube decidiu pelo desligamento do coordenador de fisiologia Thiago Santi, que estava no quadro de funcionários desde 2014. Já o fisioterapeuta Fred Manhaes, ex-Flamengo, começou os trabalhos na Academia de Futebol.

Santi chegou ao Verdão como preparador físico da comissão técnica fixa e em 2016 passou a trabalhar na fisiologia. Com a criação do Núcleo de Saúde e Performance, tornou-se o coordenador deste departamento, função que exerceu até o começo da semana. 

Nos últimos quatro anos, o Verdão contou com uma profunda melhora em processos e estrutura na área de saúde e física. Isto se confirma na diminuição do número de lesões ano a ano e a capacidade de recuperar jogadores machucados mais rápido do que o previsto.

O Palmeiras conta com um novo coordenador científico, Daniel Gonçalves, responsável por realizar a ligação entre a área de saúde e comissão técnica na Academia de Futebol. Após trabalhar no Vasco com Vanderlei Luxemburgo e o coordenador da preparação física Antonio Mello, foi contratado no fim de 2019 e está reordenando o organograma do NSP.

Daniel ocupou a primeira vaga aberta, de Omar Feitosa, desligado após o Campeonato Brasileiro. Na primeira semana de pré-temporada, Jomar Ottoni, coordenador da fisioterapia, pediu demissão para trabalhar exclusivamente com Ricardo Goulart na China.

Fred Manhaes foi contratado na vaga e já está atuando no CT, mas a princípio não deve exercer o cargo de coordenador. Ele trabalhará junto dos também fisioterapeutas Marcelo Gondo, Rodrigo Alencar e Leonardo Alcântara. Por enquanto, o único fisiologista no clube é Vinicius Ponzio.