Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Verdão saiu atrás em 21,4% dos jogos com Felipão e não virou; veja cada um

Das 70 partidas desta passagem do treinador, o Palmeiras começou sofrendo gol em 15 e conseguiu, no máximo, empatar; equipe saiu atrás nos últimos cinco jogos e encara jejum

Felipão está há cinco jogos sem vencer: saiu atrás no placar em todos e não virou (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Em meio a tantas marcas positivas em um ano desta passagem de Luiz Felipe Scolari, um ponto negativo que era minimizado vem à tona na atual má fase: o Palmeiras não vira nenhum jogo com o técnico. Em 70 partidas sob o seu comando, a equipe começou atrás no placar em 15, que representam 21,4%, e acabou com oito empates e sete derrotas neles.

A última virada do clube foi ainda com Roger Machado no banco, na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, em 2 de junho de 2018, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. No último sábado, ao levar gol do Vasco com menos de três minutos de partida e conseguir somente o 1 a 1, o Verdão completou exatos 420 dias sem virar uma partida.

Esse aspecto afeta diretamente a atual fase do time, que saiu atrás no placar nos últimos cinco jogos, com duas derrotas e três empates. A sequência causou a eliminação diante do Inter, nas quartas de final da Copa do Brasil, e a perda da liderança do Campeonato Brasileiro. Na Libertadores, a equipe recebe o Godoy Cruz nesta terça-feira, no Allianz Parque, e pode passar até com 0 a 0 ou 1 a 1, já que a ida ficou 2 a 2 na Argentina e gol fora é critério de desempate.

Por outro lado, a única virada sofrida pelo Palmeiras de Felipão foi na derrota por 2 a 1 para o Guarani, em amistoso disputado no último dia 3, em Campinas. E a equipe cedeu o empate somente nove vezes depois de abrir o placar. O que só expõe o aspecto de que as partidas do Verdão de Scolari dificilmente mudam de panorama, para o lado positivo ou negativo.

O LANCE! relembra abaixo as 15 vezes em que a equipe precisou da virada, mas não conseguiu, com Felipão no comando - não entra na conta o empate por 1 a 1 diante do Bahia, em Salvador, no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o técnico cumpriu suspensão e o auxiliar Paulo Turra ficou no banco:

30/8/2018 - Palmeiras 0 x 1 Cerro Porteño - Libertadores

Felipe Melo foi expulso e o time perdeu a primeira com Felipão (AFP)<br>

O time nem tinha sofrido gol nos primeiros sete jogos com Scolari e jogava com a vantagem de ter vencido a ida das oitavas de final da Libertadores, no Paraguai, por 2 a 0. Mas, no Allianz Parque, Felipe Melo foi expulso por entrada dura aos três minutos de partida e o Palmeiras levou gol no começo do segundo tempo. A derrota por 1 a 0, a primeira desta passagem de Felipão, ainda teve Deyverson recebendo cartão vermelho no fim, mas não eliminou o clube da competição continental.

12/9/2018 - Palmeiras 0 x 1 Cruzeiro - Copa do Brasil

Barcos marcou gol no início do jogo (Maurício Rummens/Fotoarena)<br>

Com cinco minutos de jogo, um rápido contra-ataque do Cruzeiro culminou no gol de Barcos, na ida das semifinais da Copa do Brasil. O Palmeiras passou a partida toda, no Allianz Parque, pressionando e até chegou empatar, em gol anulado de Antônio Carlos pela marcação de uma polêmica falta no goleiro Fábio. Segunda derrota com Felipão.

26/9/2018 - Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras - Copa do Brasil

Barcos, de novo, fez o Palmeiras sair atrás no placar (Fernando Michel)<br>

Neste caso, não conseguir a virada gerou a eliminação da Copa do Brasil. Como na ida das semifinais, no Allianz Parque, Barcos colocou o Cruzeiro na frente, aos 27 minutos do primeiro tempo, complicando a missão palmeirense, que já tinha de reverter a derrota por 1 a 0 em casa. Aos cinco minutos do segundo tempo no Mineirão, Felipe Melo igualou. Insuficiente para seguir no torneio.

24/10/2018 - Boca Juniors 2 x 0 Palmeiras - Libertadores

Benedetto marcou dois gols sobre o Palmeiras na Bombonera (AFP)<br>

Provavelmente, a derrota mais doída da atual era Felipão. Pela ida das semifinais da Libertadores, o Palmeiras parecia controlar o Boca Juniors na Bombonera e segurava um 0 a 0 vantajoso. Até que Darío Benedetto saiu do banco para mudar a partida, fazendo dois gols, aos 38 e aos 43 minutos do segundo tempo. Nem havia mais tempo ou forças para o Verdão mudar o placar de 2 a 0 a favor do time da Argentina, em Buenos Aires.

31/10/2018 - Palmeiras 2 x 2 Boca Juniors - Libertadores

Ábila abriu o placar e complicou de vez para o Verdão no Allianz (AFP)<br>

Pela primeira vez com Scolari, o Palmeiras até conseguiu uma virada, mas não a manteve. Era necessário reverter a derrota por 2 a 0 e Bruno Henrique chegou a abrir o placar, mas toda a euforia no Allianz Parque se desfez com a anulação com auxílio do árbitro de vídeo. Para piorar, Ábila fez 1 a 0 para o Boca Juniors, aos 18 minutos. No segundo tempo, com gols de Luan e Gustavo Gómez, de pênalti, o Verdão chegou a ficar à frente, só que Benedetto deixou tudo igual, classificando a equipe argentina para a final da Libertadores.

11/11/2018 - Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras - Brasileiro

Elias colocou o Atlético-MG na frente (Gustavo Rabelo/Photopress)<br>

Na reta final do Campeonato Brasileiro, ainda perseguido de perto por concorrentes na liderança, o Palmeiras visitou o Atlético-MG e teve uma dura partida no Independência. Elias colocou o time mandante na frente, em Belo Horizonte, aos 19 minutos do segundo tempo. Treze minutos depois, Bruno Henrique converteu pênalti que evitou a derrota.

18/11/2018 - Paraná 1 x 1 Palmeiras - Brasileiro

Time de Dudu saiu atrás contra time rebaixado (Reprodução/Premiere)<br>

Contra um time já rebaixado, com Londrina cheia de palmeirenses e na contagem regressiva para confirmar o título brasileiro, o Verdão não só saiu atrás no placar como não alcançou a virada. Em partida atrapalhada por um temporal com ventania, o Paraná fez 1 a 0 com Keslley, aos 35 minutos do primeiro tempo. A derrota foi evitada graças a pênalti convertido por Gustavo Scarpa, aos nove da etapa final. Ao menos, o clube estabeleceu nesta partida um novo recorde de invencibilidade no Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos: 20 jogos, que chegariam a 33 somando com a edição de 2019.

2/2/2019 - Palmeiras 0 x 1 Corinthians - Paulista

Danilo Avelar marcou o único gol do Dérbi (Marco Galvão/Fotoarena)

O Dérbi foi a primeira vez nesta temporada em que o Palmeiras saiu atrás no placar. E acabou perdendo o clássico. Danilo Avelar aproveitou rebote aos oito minutos do primeiro tempo e definiu a vitória por 1 a 0 do Corinthians, no Allianz Parque. O Verdão de Scolari cruzou diversas vezes na área do arquirrival e ganhou a maioria das disputas pelo alto, mas não conseguiu cabecear nenhuma bola na direção certa. Amargou a derrota.

23/3/2019 - Novorizontino 1 x 1 Palmeiras - Paulista

Novorizontino fez primeiro em casa (Fernando Calzzani/Photopress)

Antes de golear por 5 a 0 no Pacaembu, o Palmeiras teve trabalho com o Novorizontino. O time saiu perdendo no interior a partida de ida das quartas de final do Paulista, graças a gol de Cléo Silva. Murilo Henrique até teve a chance de fazer 2 a 0, mas Fernando Prass pegou o pênalti. Arthur Cabral, já no segundo tempo, evitou a derrota e marcou na sua estreia pelo Verdão.

2/4/2019 - San Lorenzo (ARG) 1 x 0 Palmeiras - Libertadores

San Lorenzo fez 1 a 0 e ganhou na Argentina (ALEJANDRO PAGNI/AFP)

O Palmeiras perdeu os 100% de aproveitamento na Libertadores ao cair para o San Lorenzo (ARG) por 1 a 0. O time poderia abrir uma boa vantagem na ponta da chave, mas acabou perdendo a primeira posição para o clube argentino, que fez o gol da vitória com Herrera, no início do segundo tempo. A melhor chance alviverde foi ainda no primeiro tempo, quando Moisés mandou uma bicicleta no travessão. O San Lorenzo, porém, perdeu nas duas últimas rodadas do grupo, inclusive para o Verdão, no Allianz Parque, e o time e Felipão ficou não só com a liderança, mas estabeleceu a melhor campanha geral.

13/7/2019 - São Paulo 1 x 1 Palmeiras - Brasileiro

Pablo abriu placar para São Paulo no Choque-Rei (Marcello Zambrana)

No primeiro jogo na atual sequência sem vitória, Pablo abriu o placar com dez minutos de partida no Morumbi, em um primeiro tempo no qual o São Paulo dominou amplamente. O clássico se equilibrou depois do intervalo, mas, ainda assim, o Palmeiras precisou de defesas importantes de Weverton e contou com desvio em Reinaldo, trave e Tiago Volpi para empatar com Dudu.

17/7/2019 - Inter (5) 1 x 0 (4) Palmeiras - Copa do Brasil

Patrick marcou gol aos 41 do 1º tempo (Ricardo Duarte/Internacional)

Após vencer a ida por 1 a 0, no Allianz Parque, o Palmeiras precisava empatar no Beira-Rio para seguir na Copa do Brasil, mas não jogou o suficiente nem para isso. O Inter abriu o placar com Patrick, aos 41 minutos do primeiro tempo (encerrando um período de 1200 minutos seguidos sem o Verdão levar gol com Gómez e Luan atuando juntos), e ainda teve um gol anulado nos acréscimos, com polêmica, que poderia definir a vaga já no tempo normal. A decisão foi para os pênaltis, e só Patrick errou em sua cobrança para o Colorado, com Gómez e Moisés falhando na eliminação do Palmeiras nas quartas de final.

20/7/2019 - Ceará 2 x 0 Palmeiras - Brasileiro

Mateus Gonçalves abriu o placar no Ceará (LC Moreira/Lancepress!)

Uma invencibilidade de 33 rodadas no Campeonato Brasileiro se encerrou em Fortaleza, e com Felipão surpreendendo ao escalar os titulares. O Palmeiras teve alguns minutos jogando bem no começo, mas logo se perdeu em outra atuação pouco inspirada, saiu atrás sofrendo gol de Mateus Gonçalves, aos 32 minutos do primeiro tempo, e teve o resultado definido em belo chute de Leandro Carvalho, aos 27 da etapa final.

23/7/2019 - Godoy Cruz 2 x 2 Palmeiras - Libertadores

Morro García abriu 2 a 0 para o Godoy Cruz (Divulgação/Godoy Cruz)

O primeiro tempo da ida das oitavas de final da Libertadores, em Mendoza, na Argentina, teve uma das piores atuações do Palmeiras. Desorganizado, principalmente na defesa, o time levou dois gols de Morro García, aos seis e aos 29, e, cinco minutos após Felipe Melo descontar, Weverton ainda defendeu pênalti cobrado pelo centroavante do Godoy Cruz. O desempenho melhorou no segundo tempo e veio o empate com belo gol de Borja.

27/7/2019 - Palmeiras 1 x 1 Vasco - Brasileiro

Marrony quebrou marca do time no Allianz (Carlos Gregório Jr/Vasco)

Felipão escalou reservas, de olho no jogo contra o Godoy Cruz, pela Libertadores, três dias depois. E Marrony precisou de menos de três minutos de jogo para encerrar uma sequência de 11 partidas do Palmeiras sem sofrer gol no Allianz Parque. Mesmo sem inspiração, o Verdão se aproveitou da retranca carioca para ficar no campo adversário e empatar com pênalti convertido por Gustavo Scarpa, ainda aos 15 do primeiro tempo. Mas ainda não ocorreu a primeira virada com Scolari, e a liderança do Campeonato Brasileiro na 12ª rodada acabou sendo perdida para o Santos.