Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja o que precisa acontecer para o Palmeiras ser campeão no domingo

Para conquistar o Brasileiro com três rodadas de antecedência, o Verdão necessita derrotar o Paraná, em Londrina, e torcer por uma combinação envolvendo Inter, Flamengo e Grêmio

O Palmeiras do capitão Bruno Henrique pode ser campeão já neste domingo (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

O Palmeiras tem 96% de chance de ser campeão, segundo o matemático Tristão Garcia, e já pode conquistar o Campeonato Brasileiro neste domingo, com três rodadas de antecedência. Para isso, precisa derrotar o Paraná, último colocado e já rebaixado matematicamente, em Londrina, e torcer para que Inter, Flamengo e Grêmio não vençam seus dois próximos compromissos.

Atualmente, a distância para o Inter, segundo colocado, é de oito pontos. Mas tanto o Colorado quanto Flamengo e Grêmio, que aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente, ainda jogarão nesta quinta-feira pela 34ª rodada da competição. O que influi nas contas.

Somando três pontos diante do lanterna da competição, que já mudou o mando da partida para uma região do Paraná com grande presença de palmeirenses, o Verdão atingiria 73 pontos, a três rodadas do fim. A garantia matemática de título só chegará caso a vantagem supere nove pontos em relação a Inter, Flamengo e Grêmio, únicos que podem alcançá-lo também em número de vitórias, primeiro critério de desempate.

Confira abaixo o que precisa acontecer com cada um dos candidatos ao título para o Palmeiras já ser campeão brasileiro neste domingo:

Palmeiras
​Precisa vencer o Paraná. Caso empate ou perca, não terá nenhuma possibilidade matemática de confirmar o título já neste domingo.

Inter
O Colorado​ pode somar, no máximo, dois pontos nas duas próximas rodadas. Ou seja: se vencer um desses compromissos, já tira do Verdão a chance de título garantido em Londrina. O Inter, atualmente segundo colocado com 62 pontos, recebe o América-MG (penúltimo colocado) às 21h desta quinta-feira e, no domingo, às 17h, visita o Botafogo (está em 12º lugar, a quatro pontos da zona de rebaixamento), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Flamengo
​O Rubro-Negro pode conquistar, no máximo, três pontos nas duas próximas rodadas. Ou seja: vencer um desses dois jogos e perder o outro, ou empatar ambos. O Flamengo, atualmente terceiro colocado, com 60 pontos, recebe o Santos (nono colocado, a quatro pontos da faixa da Libertadores) nesta quinta-feira, às 17h, no Maracanã, e visita o Sport (está em 15º lugar, a um ponto da zona de rebaixamento) no domingo, às 17h, na Ilha do Retiro.

Grêmio
O Tricolor gaúcho não pode ter 100% de aproveitamento nas duas próximas rodadas. Ou seja: basta um empate em um desses jogos. O Grêmio, atualmente quarto colocado, com 58 pontos, visita o São Paulo (quinto colocado) nesta quinta-feira, às 19h, no Morumbi, e recebe a Chapecoense (está em 17º lugar, dentro da zona de rebaixamento) no domingo, às 19h, em Porto Alegre.

O São Paulo tem 58 pontos e até poderia igualar os 73 pontos do Palmeiras em seus cinco próximos jogos, caso o Verdão vença o Paraná. Mas o Tricolor paulista tem cinco vitórias a menos, e esse é o primeiro critério de desempate: chegaria a 20 triunfos, no máximo, enquanto o Verdão teria 21, se ganhar em Londrina. Por isso, matematicamente, a equipe do Morumbi não terá mais nenhuma chance de título se o Palmeiras derrotar o Paraná.