Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ultrapassado? Luxemburgo inova e surpreende com treinos “tecnológicos” no Palmeiras

Com quarentena estendida por conta da pandemia do coronavírus, confira estratégia adotada pelo técnico para treinar seus 32 atletas durante o isolamento

Treinador pretende, ainda, iniciar parte tática nesta semana (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

O técnico Vanderlei Luxemburgo não está com pressa para retomar as atividades, pensando na saúde do plantel e de todos. Longe de seus jogadores e do Centro de Treinamento por conta da pandemia do coronavírus, o treinador revelou que começará a trabalhar taticamente com o elenco para ganhar alternativas quando as atividades forem retomadas após a paralisação.

O último jogo do Palmeiras foi contra a Inter de Limeira, no empate por 1 a 1, no dia 14 de março. Depois disso, a diretoria concedeu férias coletivas e acabou prorrogando o período para 30 dias, de acordo com ordens das entidades sanitárias do estado de São Paulo. Para Luxa, porém, esse período de “descanso” acabou e as atividades voltaram a toda. De técnico ultrapassado, como foi chamado por alguns em seu quinto retorno ao clube paulista neste ano, ele tem se mostrado bastante tecnológico.

- Completamos os 30 dias de férias, mas os jogadores não podem voltar ao CT, porque não pode ter aglomeração e eles têm que ficar em isolamento. Aí em casa, sozinho, também em isolamento, comecei a pensar em alguma coisa que os fizessem serem treinados. Liguei para o pessoal da TI, pra TV do clube, e falei ‘temos que buscar alguma alternativa para eles voltarem a treinar’- iniciou em entrevista no último sábado à noite ao “Troca de Passes”, da SporTV.

Na última segunda-feira, todo o elenco palmeirense se viu diante de uma nova realidade: treinos online, à distância, e com acompanhamento. Todos os dias, até a sexta-feira, às 10h da manhã, os 32 jogadores realizaram atividades em tempo real, ao mesmo tempo, para a análise da comissão técnica, que acompanhou tudo do CT alviverde.

- Montamos a semana toda de treinos, com o profissional mostrando pra eles (o que deveria ser feito), eles receberam no celular, todos receberam, e eles mandavam a imagem de volta, num quadro com os 32 jogadores ao mesmo tempo, vendo eles treinando. Foi a maneira que eu encontrei para criar uma alternativa, porque já que eles não podem vir a nós, nós vamos a eles – completou.

Como a quarentena foi estendida em São Paulo para até o dia 31 de maio, as atividades no CT continuam suspensas. Por conta disso, Luxemburgo revelou que as atividades serão retomadas nesta segunda-feira, às 10h, após dois dias de folga, sábado e domingo. No entanto, mais uma novidade vai aparecer: a tática.

- A partir desta semana, eu vou pensar na parte tática imaginando alguns jogos com times diferentes taticamente, um 4-2-3-1 contra um 4-4-2, eu vou imaginar todos esses confrontos e eu vou passar para os jogadores para que eles possam ver nas suas posições como eles vão funcionar. Então, eu mando para eles, não ao vivo, mas passando toda a movimentação tática defensiva e ofensiva de um trabalho contra uma equipe que está jogando de outra forma, e as duas se enfrentando. Além dos treinamentos que estamos fazendo, vou passar isso para eles.

- A gente sabe que tem adversários na Copa Libertadores que jogam com três zagueiros, nós sabemos como funcionam as equipes no Campeonato Brasileiro. Então, vou colocar o time que eu penso contra essas equipes como se fosse um jogo realmente de futebol. A partir da semana que vem eles vão treinar e vão ter pós-treino, para que eles fiquem em casa, peguem o computador e vão analisar um pouco da parte tática daquilo que eles vão enfrentar lá na frente – finalizou.

Segundo ele, os resultados estão sendo positivos e o objetivo disso foi que os atletas voltassem com uma base física boa para que o estágio ideal seja atingido mais rápido no retorno dos treinos. Agora, com a parte tática, a intenção é a mesma: dar um passo à frente dos adversários.