Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Time camaleão e Brasil penta em 2002: Abel explica esquema tático do Palmeiras

Comandante aprova o 3-4-3 e defende seu uso relembrando último título mundial do Brasil

Escrito por

Abel Ferreira cumpriu neste domingo (23), na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Novorizontino, na abertura do Campeonato Paulista, o que planejou durante a pré-temporada.


Escalou o Verdão no esquema 3-4-3, com Piquerez fechando a zaga pela esquerda, Gustavo Scarpa fazendo a ala esquerda e Rony fazendo um falso 9, com Raphael Veiga deixando a armação para cair mais pela direita.

Não se pode dizer que deu certo ou errado, afinal os velhos problemas de 2021 reapareceram: o Verdão criava, mas não concretizava. Os dois gols vieram da forma que a torcida tanto viu no ano passado: finalizações da entrada da área.

No segundo tempo, Abel promoveu a estreia de três reforços contratados para a temporada. Atuesta substituiu Zé Rafael. Tudo igual. Mas o que o torcedor esperava veio com as entradas de Murilo e Rafael Navarro. O zagueiro foi contratado para atuar pelo lado esquerdo. E assim o fez. O atacante veio do Botafogo com a função de ser centroavante. E assim o fez. O esquema mudou para o 4-3-3. Não surtiu efeito prático. Mas Abel elogiou a desenvoltura para a bagagem tática da sua equipe.

- Eu vou tentar usar um camaleão como exemplo. Quando muda de cor, continua a ser um camaleão. Eu gosto muito de utilizar essa metáfora para tentar explicar às pessoas. Podemos jogar em mil e um sistemas O mais importante é que os jogadores saibam quais os comportamentos que eles devem ter com e sem a bola.

Sobre o 3-4-3, verdadeira obsessão do português para o Mundial de Clubes, ele faz a sua defesa e para isso busca o Brasil pentacampeão mundial de 2002, que chegou ao título com três zagueiro (Lúcio, Roque Júnior e Edmilson) e dois volantes (Gilberto Silva e Kleberson).

- Já disse que é um sistema que eu gosto muito. Mas eu gosto de todos os esquemas desde que os jogadores o interpretem. Mas às vezes eu me pergunto porque aqui no Brasil se tem resistência no uso dos três centrais se a última vez que o Brasil foi campeão mundial foi utilizando esse esquema. É um sistema que é super versátil, quer no aspecto ofensivo, quer no defensivo. Eu sei que jogar no 4-3-3 é uma coisa cultural no Brasil, mas vocês ganharam a Copa com três zagueiros.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Confira o caminho do Verdão no Mundial de Clubes-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Abel comandando o Verdão na estreia (Foto: Divulgação Palmeiras)