Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras termina 2018 com recordes de títulos e convocações na base

Clube disputou no sábado a última competição da temporada, em que conseguiu 23 taças do sub-11 ao sub-20, além de ter 31 jogadores de diversas idades chamados para seleções

Jogadores do sub-20 comemoram o título da Copa RS para o Palmeiras (Foto: FGF/Divulgação)
Escrito por

Se o Palmeiras ainda não usa os atletas que cria na quantidade esperada pela torcida, o departamento de formação de jogadores conseguiu resultados históricos em 2018. Esta foi a temporada em que o Verdão conseguiu mais títulos na base (23) e teve mais jogadores convocados (31), desde a categoria sub-11 até a sub-20.

No sábado, o clube teve sua última competição a disputar (a Copinha sub-14, em que ficou em terceiro lugar) e mais recentemente um jogador convocado por seleção - Aníbal, pelo Paraguai, para disputar o Sul-Americano sub-20.

Em relação às conquistas, todas as categorias foram campeãs ao menos uma vez em 2018. Dos 23 títulos, alguns marcantes foram o Mundial de Clubes sub-17, o Brasileiro sub-20 e a Copa RS, também sub-20. Nesses três casos, o Verdão venceu a competição pela primeira vez.

Para efeito de comparação, o recorde anterior era o de 2017, quando o Verdão deu 16 voltas olímpicas na base. Já a temporada com mais convocados era a de 2016, com 24.

Apenas a Seleção Brasileira teve 29 palmeirenses em 2018 - no sub-20, os representantes ao longo do ano foram Vitão, Gabriel Menino, Gabriel Furtado, Alan Guimarães, Luan Cândido, Papagaio e Fernando (este já negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia). Os outros seis vão disputar o Sul-Americano.

Aníbal, pelo sub-20 do Paraguai, e Robson Matheus, para o sub-20 da Bolívia, completam a lista dos convocados na temporada. 

- Colocamos o Palmeiras como destaque no futebol, decacampeão brasileiro, e na base, disputando todos os títulos. Chegamos nesse patamar através de trabalho, esforço, dedicação e competência de todos. O Palmeiras tem os melhores atletas do Brasil em todas as categorias, do Profissional ao sub-10 - afirmou o presidente Maurício Galiotte.

O passo que o clube ainda não conseguiu dar é aproveitar com mais frequência os garotos no time de cima. O elenco campeão brasileiro teve Pedrão, Victor Luis, Vitinho e Artur como atletas revelados no clube, mas apenas o lateral-esquerdo foi figura importante. Gabriel Furtado, Alan Guimarães, Yan e Papagaio, ainda que não fossem do grupo, treinaram com frequência na Academia de Futebol e alguns deles foram até relacionados.

Papagaio, inclusive, negocia com o Atlético-MG por empréstimo, para ganhar rodagem. O centroavante de 19 anos de idade fez 38 gols em 46 partidas pelo sub-20, mas no profissional seria apenas a quarta opção, atrás de Borja, Deyverson e Arthur Cabral, recém-contratado. Além disso, sua cessão é uma forma de facilitar a permanência de Marcos Rocha no grupo.