Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras tem índice baixo de vitórias e acertos nas últimas decisões por pênaltis

Desde 2016, o clube venceu apenas duas disputas e soma o baixo índice de 52% em pontaria nas últimas três decisões

Patrick de Paula bateu o pênalti que deu o titulo paulista ao Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Na madrugada desta quinta-feira (15), o Palmeiras foi derrotado nos pênaltis pelo Defensa y Justicia, após derrota no tempo regulamentar por 2 a 1. Com o resultado adverso, o Verdão viu o adversário argentino conquistar a Recopa Sul-Americana no Mané Garrincha, em Brasília.

O revés nos pênaltis, porém, não é novidade para o Alviverde. Isso porque nas últimas três decisões, a equipe saiu derrotada em todas, feito que custou os títulos da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e uma conquista de terceiro lugar no Mundial de Clubes.

Diante de Al-Alhy, Flamengo e Defensa y Justicia, o índice e acerto do Palmeiras foi de apenas 52,6%, de acordo com o site de estatísticas SofaScore. Foram 19 cobranças e apenas 10 convertidas. O aproveitamento seria ainda pior se não fossem Gustavo Gómez e Raphael Veiga, que acertaram todas as quatro chances que tiveram somados (levando em conta apenas as disputas de pênaltis, e não as cobranças durante os jogos). Sem eles, o aproveitamento seria de apenas 42,8%.

Além do baixo desempenho recente, o Palmeiras também soma apenas duas vitórias nas últimas dez disputas por penalidades. Desde a conquista da Copa do Brasil, em 2015, apenas diante do Santos, nas semifinais do Campeonato Paulista de 2018, e versus o Corinthians, na final do Paulistão de 2020, os resultados foram favoráveis ao Verdão.

Entre a maré de baixos números em cobranças de pênaltis, quem se destaca negativamente é o camisa 10, Luiz Adriano. Desde que chegou ao Palmeiras, o centroavante bateu sete vezes e converteu apenas duas, totalizando 29% de pontaria, segundo dados do SofaScore. Com os dois acertos realizados no tempo regulamentar, o experiente jogador soma duas cobranças e dois erros em disputas. A primeira delas ocorreu diante do Al-Alhy, enquanto a segunda foi contra o Defensa y Justicia.

Além dele, Rony, Felipe Melo, Luan, Danilo, Gabriel Menino, Mayke e Weverton foram os atletas a errar na negativa sequência de três derrotas seguidas nas disputas na marca da cal.