Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Casos de Covid-19 no elenco faz Palmeiras planejar alternativas para não ter desfalques no Mundial

Verdão teve 12 casos confirmados da doença em seu elenco durante pré-temporada

Elenco do Verdão treina na última quarta-feira, na Academia de Futebol (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)
Escrito por

Grande paulista com o maior número de casos confirmados de Covid-19 em seu elenco nesta pré-temporada, o Palmeiras discute nos bastidores qual medida tomar para evitar assim que o surto da doença continue e o clube venha assim a ter desfalques para a disputa do Mundial de Clubes, em fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.


Ao todo o momento, o Verdão teve 12 casos confirmados de coronavírus, incluindo aí o atacante Endrick, de 15 anos, que apesar de ter diagnosticado com um teste feito antes de jogo da Copa São Paulo de juniores, estava treinando com o profissional quando a notícia veio à tona.

Marcelo Lomba, Weverton, Patrick de Paula, Gustavo Scarpa, Breno Lopes, Rafael Navarro, Gabriel Menino, Deyverson, Matheus Fernandes, Rony e Jorge foram os outros atletas confirmados com Covid no grupo desde o início da pré-temporada, no último dia 5.

Desses, Patrick de Paula, Gustavo Scarpa, Breno Lopes e Deyverson voltaram aos treinos na última terça-feira (11). O clube aliviou a carga de treinos em cima do quinteto, ainda avaliando possíveis sequelas da doença e o período perdido de treinos. A situação mais preocupante é a do goleiro Weverton. Titular absoluto, seu exame voltou a dar positivo e ele continua afastado dos trabalhos.

Lomba, justamente o último atleta a ser diagnosticado com a doença, falou na última terça que o elenco está consciente dos riscos e que a esperança é que todos estejam prontos para o início da temporada, no dia 23, contra o Novorizontino, no Campeonato Paulista.

- Infelizmente o mundo tem passado por isso, mais uma onda (de Covid), e a gente tem feito o possível. É superar, ter atenção e cuidado, usar máscara, evitar ao máximo aglomerações. Em 15 dias vai estar todo mundo bem e pronto.


A diretoria tinha a mesma expectativa, mas com casos positivos até esta semana, vê de que forma pode agir para evitar que haja desfalques para o Mundial. Segundo o regulamento da Fifa, que segue as regras sanitárias do país árabe, quem estiver com o coronavírus na data do embarque do clube, dia 2 de fevereiro, não poderá viajar terá que ser substituído na lista de inscritos.

Por isso o aperfeiçoamento do planejamento interno entre diretoria e departamento médico começou a ser discutido. Há preocupação por conta das quatro partidas agendadas no Campeonato Paulista antes do embarque para Abu Dhabi, sendo duas delas fora de casa, ante Novorizontino (dia 23) e São Bernardo (dia 29).

São duas possibilidades. A primeira é concentrar o elenco na Academia de Futebol durante a carga de jogos do Paulistão. Entretanto, os médicos do clube apontaram que o movimento não é 100% seguro, visto que há circulação de funcionários no local e em caso de infecção, ela poderia se alastrar no elenco.

A outra possibilidade estudada é antecipar a viagem para os Emirados Árabes. Isso demandaria que a FPF (Federação Paulista de Futebol) adiasse o duelo contra o Água Santa, dia 1º de fevereiro. A diretoria queria usar a partida como uma festa para incentivar o grupo, visto que o duelo será no Allianz Parque.

De qualquer modo, o Palmeiras por enquanto mantém o cronograma. A volta de alguns titulares e a boa recuperação dos atletas afastados, assintomáticos e treinando normalmente no isolamento, faz com que a diretoria tenha certo otimismo. A ordem é aguardar os próximos dias e ver se o surto acaba.

TABELA

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Confira o caminho do Verdão no Mundial de Clubes-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!