Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sonho antigo e conexão com torcida: saiba como Palmeiras vê Sampaoli

Atual treinador do Santos já foi cotado para o cargo no clube no ano passado e presidente ouve de aliados que pode ser a solução para retomar a proximidade com arquibancadas

Jorge Sampaoli é um dos nomes preferidos de aliados do presidente Mauricio Galiotte (Foto: Ivan Storti/Santos)
Escrito por

Na busca por um substituto para Mano Menezes, o presidente Mauricio Galiotte ouve seguidas defesas pela contratação de Jorge Sampaoli. O atual técnico do Santos já foi cotado pela diretoria para assumir o Palmeiras no ano passado e é apontado até como solução para reaproximar clube e torcida.

Há uma sensação entre os aliados do mandatário de que o argentino, que tem contrato com o Santos até dezembro de 2020, pode ser uma solução para os problemas atuais, agradando torcedores e com um estilo de jogo dentro do que o próprio dirigente indicou como "mudança do futebol" que o time precisa adaptar. É considerado experiente, inclusive, para buscar a Libertadores.

TABELA
>
Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Quando optou pela demissão de Roger Machado, em julho do ano passado, o nome de Sampaoli foi indicado para Galiotte. Sua experiência no futebol sul-americano apareceu como trunfo, já que a equipe estava às vésperas de abrir as oitavas de final da Libertadores, diante do Cerro Porteño. Mas o presidente e o então diretor de futebol Alexandre Mattos detectaram que era necessário alguém que unisse o grupo e a opção foi por Luiz Felipe Scolari.

Agora, a chegada de Sampaoli é vista como a possibilidade de, enfim, contratar um nome pensando em um modelo de jogo. A reformulação das ideias de futebol foi um dos principais pontos na escolha por demitir Mano e Mattos. Galiotte deixou isso claro em sua entrevista coletiva no domingo, depois da derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no Allianz Parque.

Outro ponto a favor do argentino é considerado bastante relevante para o momento: a reconexão com a torcida. Os frequentes protestos e o ambiente indicam um distanciamento que incomoda Galiotte. Um dos focos para 2020 está em reunir clube e arquibancadas. O nome de Sampaoli recebe aprovação de torcedores, com um estilo ofensivo que palmeirenses pedem, e, por isso, o treinador segue considerado uma solução.

O Palmeiras acompanha à distância as dificuldades do Santos para manter o treinador, mesmo com contrato até dezembro do ano que vem. Os indícios são de que o técnico seria liberado sem muitas complicações. O próprio clube alvinegro parece trabalhar com a possibilidade de perder o comandante.

Ao longo desta semana, o Palmeiras definirá os perfis que deseja para a diretoria de futebol. Certamente, o dirigente que chegar ouvirá bem sobre Sampaoli, e deve, ao menos, consultar as condições do argentino para assinar contrato com o Verdão.