Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba com qual pontuação o Palmeiras garante vaga na próxima fase do Paulistão

Botafogo-SP e Ituano, que estão fora da zona de classificação, chegam a no máximo 24 e 23 pontos, respectivamente, se tiverem 100% de aproveitamento nas próximas três rodadas

Palmeiras precisa de três vitórias para se garantir nas quartas de final do Paulistão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

A fase de grupos do Campeonato Paulista de 2022 está perto de terminar. Faltam apenas três rodadas para o encerramento dessa etapa, exceto para o Palmeiras, que ainda terá de "pagar" duas partidas atrasadas. No entanto, o clube já faz os cálculos e sabe com quantos pontos garantirá de forma segura uma vaga nas quartas de final da competição superando os rivais do Grupo C.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Veja quanto o Palmeiras faturou em premiação com Abel Ferreira

Terminada a nona rodada do estadual para a chave, restam somente três jogos para Mirassol, Botafogo-SP e Ituano, ou seja, eles no máximo somarão nove pontos se tiverem 100% de aproveitamento nesses compromissos. Se levarmos em conta que eles conseguirão atingir esse desempenho nessa reta final, a pontuação de cada um deles ficará desta forma com as 12 rodadas jogadas:

Mirassol - com 16 pontos pode atingir 25
Botafogo-SP - com 15 pontos pode atingir 24
Ituano - com 14 pontos pode atingir 23

Como Botafogo-SP e Ituano estão fora da zona de classificação neste momento, pois ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente, são eles os atuais concorrentes ao planejamento do Palmeiras para a próxima fase. Sendo assim, com os atuais 17 pontos, o Verdão garantiria a vaga, sem depender de outros critérios de desempate, chegando aos 25 pontos, ou seja, somando oito.

Para conquistar essa pontuação, o Alviverde terá cinco jogos até o término da fase de grupos, a maioria clássico ou parada duríssima. São eles: Guarani (casa), São Paulo (fora), Santos (casa), Corinthians (casa) e Red Bull Bragantino (fora). Se vencer três deles, a situação estará resolvida, e ainda garantiria a liderança do Grupo C com 26 pontos, pois o Mirassol chegaria somente aos 25.

Esses oito pontos significariam um aproveitamento de, no mínimo, 53,3% dos que estarão em disputa nesses últimos cinco jogos. Atualmente, o Palmeiras ostenta um aproveitamento de 80,95%, ou seja, para ficar fora das quartas de final, o time de Abel Ferreira teria que piorar muito seu retrospecto nas rodadas finais, mas como serão três clássicos e o RB, todo cuidado é pouco.