Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Roger vê semelhanças entre seu estilo de jogo e o do sub-20 do Verdão

Depois de assistir ao time de juniores na Copa RS, técnico fez a análise para o comandante da equipe sub-20, Wesley Carvalho. Em 2018, Paulistão dará uso livre a atletas da base

Cesar Greco
Escrito por

Roger Machado assistiu a alguns jogos do Palmeiras sub-20 na Copa RS e gostou do que viu. Em uma conversa com o técnico da equipe júnior, Wesley Carvalho, o comandante do profissional citou semelhanças entre o estilo de jogo que gosta de impor e aquele da equipe de base. Tendo mais liberdade para usar os garotos de acordo com o novo regulamento do Paulista, esta relação pode ser um facilitador.

- Os dois auxiliares do Roger (Roberto Ribas e James Freitas) eu conheço da base do Grêmio e do Inter. E o Roger conheci no ano passado, no curso de Licença A de treinador da CBF. Fomos colegas de sala e agora somos de novo. Isto foi um facilitador, e o Roger é uma pessoa de fácil acesso, de trocar ideias, informações e conhecimento. Isto vai nos ajudar bastante. Depois do jogo contra o Cruzeiro na (Copa) RS, são palavras dele: 'poxa, Wesley, estou bem mais tranquilo porque a maior parte dos conceitos que eu gosto do meu modelo de jogo está inserido no seu time. Isto facilita a transição quando eu quiser usar um jogador seu, porque tem muitas coisas em comum'. Isto é bom para o clube e para a nossa relação. Meu trabalho vai ser nisso, de preparar o jogador para quando ele precisar usar, ou quando precisar de informação de como é um jogador, como ele se comporta - explicou Wesley, que foi auxiliar de Alberto Valentim em 2017, ao LANCE!.

Com menos contratações nesta janela, o Verdão planeja dar mais espaço aos jogadores formados na Academia de Futebol. Um deles é o atacante Artur, que foi emprestado ao Londrina para ganhar rodagem. Ele e os destaques do time sub-20 não precisarão ser inscritos na lista de 25 atletas do Paulistão, mas vão poder jogar o Estadual mesmo assim.

Isto porque a federação agora libera o uso da base ilimitado. Esta é uma novidade em comparação aos últimos anos, quando eram 28 inscritos ao todo, sem separações. Para entrar na categoria é preciso ter idade entre 16 anos e ser nascido até 1997, contrato de pelo menos um ano com a equipe, mesmo que emprestado no período, além de ter disputado por este clube um campeonato de base organizado pela Federação Paulista. O goleiro Daniel Fuzato e o zagueiro Pedrão são outros que entram nesta fatia do elenco.

A base do elenco vice-campeão da Copa RS e vencedor do Paulista sub-20 é também a estrutura do elenco para a Copa São Paulo, que o Verdão estreia no dia de 2 janeiro. Com a disputa da Libertadores junto do Paulistão, espera-se que o clube aproveite o regulamento para dar oportunidades à geração considerada promissora. Ao menos os que forem alçados já terão noção do que Roger gosta de ver em um time.

- É jogar com amplitude, com linhas bem compactadas, com extremos que além de serem atacantes que ajudem na marcação. Princípios de flutuação, de infiltrações por dentro, nos corredores, jogar entre linhas. É parecido, ele (Roger) já fazia isto no Grêmio quando teve a oportunidade, me lembro disso, o time que ele colocou e os princípios que se via nitidamente no modelo de jogo nós temos em comum - completou Wesley.