Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras relaciona Rony para Dérbi, mas espera liberação até 17h desta 4ª

Única esperança para o atacante enfrentar o Corinthians é a Corte Arbitral do Esporte aceitar o pedido de efeito suspensivo que o libera da punição imposta pela Fifa

Rony tem treinado como se já tivesse a liberação da Fifa e está concentrado agora (Cesar Greco/Agência Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras ainda tem esperança de contar com Rony contra o Corinthians, em Itaquera, mas é reduzida. O atacante está concentrado com o elenco na Academia de Futebol e relacionado para o clássico, e aguardará até 17h desta quarta-feira, pouco antes da partida marcada para 21h30, para saber se tem a liberação da pena de quatro meses que a Fifa lhe impôs.

No momento, a única forma de o camisa 11 ter esse aval é uma resposta da Corte Arbitral do Esporte (CAS) para o pedido de efeito suspensivo. Se for aceito, o jogador fica livre para continuar entrando em campo enquanto não passa pelo julgamento em última instância do seu caso.

Já não existe mais a expectativa de que essa resposta chegue ainda nesta terça-feira. Rony, no entanto, vem treinando como se fosse participar do clássico e, inclusive, foi relacionado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O atacante ficará concentrado na Academia de Futebol e, dentro do que foi programado, só será cortado caso não chegue a resposta do CAS.

O treinador trabalhou com opções sem Rony no time, mas, até semana passada, quando chegou a informação da suspensão da Fifa, a preparação era tê-lo como titular no Dérbi. O próprio atacante tem demonstrado apreensão para entrar em campo no clássico e pediu à comissão técnica que continue contando com ele para a partida até o último momento possível.

Na tentativa de liberar o jogador, seus advogados e o Palmeiras realizaram consultas à CBF e também procuraram a Fifa, mas só haverá tempo hábil para uma resposta do CAS. Para que o jogador tenha condições de enfrentar o Corinthians, não terá aval nem mesmo para validação da Fifa um acordo entre o Athletico-PR, punido também no caso, e o Albirex Niigata, clube japonês que entrou com ação por conta do imbróglio na saída de Rony.

O problema com o Albirex Niigata surgiu em 2017, quando Rony deixou o clube após um ano de empréstimo, sendo acusado de abandono de emprego. O imbróglio atrapalhou a sua carreira. Em 2018, ele anunciado pelo Botafogo, mas o clube carioca desistiu ao ser alertado pelo time japonês. Ainda em 2018, o Corinthians e o próprio Palmeiras também tentaram a contratação e foram desmotivados por seus departamentos jurídicos.

Quem acabou acertando com Rony, em 2018 mesmo, foi o Athletico-PR, que acabou punido também pela Fifa. O Palmeiras, que o contratou no final de fevereiro por 6 milhões de euros (cerca de R$ 28 milhões, na época) e acertou vínculo até dezembro de 2024, será afetado somente dentro de campo caso a pena da Fifa seja mantida.

Por enquanto, são três ausências confirmadas oficialmente para o Dérbi: Gómez, o lateral-direito Marcos Rocha, que cumpre suspensão por ter sido expulso na última rodada antes da pausa do torneio devido à pandemia, e o atacante Dudu, emprestado ao Al Duhail, do Qatar. O clássico está marcado para 21h30 desta quarta-feira. O Palmeiras ostenta a segunda melhor campanha geral e do Grupo B do Paulista, com 19 pontos somados em dez rodadas, ficando atrás do Santo André somente no saldo de gols.