Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rejeição em 2012, jogos marcantes em 2018: Felipão volta ao Pacaembu

Treinador chegou a falar publicamente há sete anos que não gostaria de atuar no estádio municipal, mas fez partidas importantes lá recentemente; na segunda, recebe o Bragantino

Scolari não queria Pacaembu na passagem anterior pelo clube, mas ficou 100% no estádio em 2018 (Luis Moura/WPP)
Escrito por

Na segunda-feira, às 20h, contra o Bragantino, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, Luiz Felipe Scolari volta a comandar o Palmeiras no Pacaembu. Estádio municipal que chegou a rejeitar na passagem anterior pelo clube. E no qual teve partidas marcantes no ano passado, inclusive para ser campeão brasileiro.

Em 2018, por conta de compromissos no Allianz Parque, o Verdão atuou com o técnico no Pacaembu quatro vezes, alcançando 100% de aproveitamento. E em partidas importantes. Na primeira delas, em 16 de agosto, venceu o Bahia por 1 a 0, no primeiro jogo de mata-mata do treinador nesta passagem, e avançou para as semifinais da Copa do Brasil - a ida, em Salvador, tinha ficado 0 a 0.

Pelo Campeonato Brasileiro, três compromissos marcantes. O principal foi em 30 de setembro: vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, que levou o time à liderança pela primeira vez. Em 14 de outubro, 2 a 0 sobre o Grêmio em duelo direto pelas primeiras posições da tabela. Uma semana depois, 2 a 1 diante do Ceará, com a equipe jogando todo o segundo tempo com um a menos (Deyverson foi expulso) e tendo vantagem de quatro pontos para o Flamengo, vice-líder.

Na sua passagem anterior pelo clube, porém, Scolari se posicionou publicamente contra mandar partidas no Pacaembu. Em 2012, o Palestra Itália ainda estava em reformas, para se transformar no Allianz Parque atual, e o treinador disse que preferia jogar em Arena Barueri, Canindé ou até Morumbi porque seu time não se sentia em casa no estádio municipal, que era mais usado pelo arquirrival Corinthians - a arena de Itaquera estava em construção.

– O Pacaembu não é nosso, é dos outros. Lá, sempre jogamos fora de casa. Eu não gosto, os jogadores não gostam. Gostávamos muito mais de quando marcávamos os jogos para o Canindé. Já o Morumbi tem uma capacidade de 60 mil, é bom de jogar, grande, eu não teria problema em jogar lá. E insistimos em jogar em Barueri, que tem um gramado espetacular, só que o público não vai lá nos jogos noturnos. Mas se tiver que jogar no Pacaembu, tudo bem. Só não é o que eu gostaria - disse Felipão ao SporTV em abril de 2012.

A indisposição manifesta de atuar no estádio municipal deu certo, tanto que, naquela temporada, a equipe passou a fazer os jogos decisivos pela Copa do Brasil na Arena Barueri e se tornou campeã. No Campeonato Brasileiro, porém, atuou mais vezes no Pacaembu, e o Verdão acabou rebaixado - Scolari foi demitido antes do fim do torneio, em setembro.

Passado à parte, o Palmeiras terá de atuar no Pacaembu nesta segunda-feira porque o Allianz Parque estará à disposição de shows do cantor britânico Ed Sheeran na próxima semana. O duelo contra o Bragantino é a oportunidade de se reerguer após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, em casa, no sábado.