Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prass tem seu melhor ano no Verdão, mas se vê distante de Marcos e top-5

Esta foi a temporada que o goleiro jogou mais vezes e foi mais decisivo. Ainda assim, ele diz que está distante do grupo 'graúdo' com Oberdan, Leão, Velloso e Valdir Joaquim 

Prass defende pênalti na decisão da Copa do Brasil (Foto: AFP)
Escrito por

Um título, cinco pênaltis defendidos (quatro deles em decisões) e 68 jogos. O ano de 2015 de Fernando Prass foi inesquecível para o goleiro, que bateu seu recorde de partidas em uma temporada pelo Verdão: em 2014, entrou em campo só 32 vezes, e em 2013, 55. Apesar dos números e as atuações destacadas em grandes jogos, como na semi e na final da Copa, o camisa 1 ainda se vê longe dos principais ídolos da meta palmeirense.

- Acho que os primeiros seis meses foram ininterruptos, toda coletiva tinha pergunta (sobre substituir o Marcos), e eu dizia que vinha para construir meu espaço. Agora surgem de novo, mas mais positivamente. Toda e qualquer comparação não acho legal. Ainda mais com ele, é complicado. Não dá para querer começar a comparar, pela história e por tudo que conquistou no Palmeiras - analisou o arqueiro, na sexta-feira.

Prass tem 155 jogos com a camisa do Verdão e contrato até o fim de 2017. Caso mantenha o ritmo desta temporada nas duas seguintes, o jogador pode chegar a perto de 280 jogos com a camisa alviverde. Isto ainda lhe deixaria na briga pelo 'top-7' entre os goleiros que mais atuaram pelo clube. Até por isso, ele ainda não se vê no mesmo patamar de grandes ídolos, como o próprio Marcos, Leão, Velloso e Oberdan Cattani, que estão entre os que mais atuaram.

- De repente daqui a quatro, cinco anos. São nomes de peso, é gente graúda - completou Prass, aos 37 anos, já imaginando ficar até mais do que o atual contrato.

PÊNALTIS DEFENDIDOS POR PRASS EM 2015:

- Corinthians:
Pegou os chutes de Elias e Petros na decisão por pênaltis da semifinal do Paulista. As defesas classificaram o Palmeiras à final do Estadual.

- Cruzeiro: Foi o único que o goleiro defendeu no decorrer de um jogo. O camisa 1 pegou a cobrança de Marinho, mas ainda assim não evitou a derrota por 2 a 1 no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.

- Fluminense: Depois de fazer uma grande defesa no chute de Fred, no fim do jogo, defendeu a cobrança de Gustavo Scarpa na semifinal da Copa do Brasil. Depois disto, o time avançou para a segunda decisão do ano.

- Santos: O auge da temporada. Além da defesa no pênalti de Gustavo Henrique, o camisa 1 converteu a última cobrança da decisão de quarta-feira, em que garantiu o tricampeonato da Copa do Brasil.

Prass comemora o título na quarta (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)


Lista dos goleiros que mais jogaram pelo clube:


1º - Leão: 618 jogos
2º - Marcos: 532 jogos
3º - Valdir Joaquim de Morais: 481 jogos
4º - Velloso: 455 jogos
5º - Oberdan Cattani: 351 jogos
6º - Sérgio: 334 jogos
7º - Gilmar: 289 jogos
8º - Primo: 175 jogos
9º - Fernando Prass: 155 jogos
10º - Jurandyr: 133 jogos