Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras pode se classificar até se igualar jejum de quase 4 anos atrás

Diante do Godoy Cruz, nesta terça-feira, no Allianz Parque, equipe pode chegar a seis jogos sem vencer, mas empates por 0 a 0 ou 1 a 1 garantem a vaga nas quartas da Libertadores

Felipão tenta acabar com seu maior jejum de vitórias nesta passagem pelo Palmeiras (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

A atual má fase do Palmeiras certamente só terá um alívio em caso de classificação para as quartas de final da Libertadores. Para isso, o clube pode até igualar uma sequência de seis partidas sem vencer que não ocorre há quase quatro anos: derrotar o argentino Godoy Cruz, nesta terça-feira, no Allianz Parque, é desnecessário na classificação se o jogo ficar 0 a 0 ou 1 a 1.

​A vantagem é consequência do 2 a 2 na ida, em Mendoza, e do regulamento, que aponta gol fora de casa como critério de desempate na competição. Porém, a regra mostra que nem todo empate é suficiente, já que qualquer igualdade por três ou mais gol dá a vaga aos argentinos. Porém, pela paz, é mais do que clara a exigência por vitória do Verdão.

A comparação com o último jejum de vitórias por seis partidas mostra como o período atual é preocupante. O Palmeiras passou todo o mês de novembro de 2015 sem vencer, acumulando quatro derrotas e dois empates. Naquele momento, porém, o técnico Marcelo Oliveira poupava titulares no Campeonato Brasileiro, priorizando a disputa da Copa do Brasil. Ainda assim, naquele jejum, tem derrota por 1 a 0 para o Santos, na ida da final da Copa do Brasil.

Agora, a sequência custa mais caro. O Verdão já foi eliminado da Copa do Brasil, nas quartas de final, após perder do Inter no tempo normal e nos pênaltis, no Beira-Rio. E a liderança do Campeonato Brasileiro está sob risco: basta o Santos derrotar o lanterna Avaí, neste domingo, na Vila Belmiro, para assumir a ponta da competição isoladamente.

A última vez em que ficou seis partidas consecutivas sem ganhar, porém, pode até servir de inspiração para a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari. Aquele jejum de 2015 acabou exatamente em um jogo de mata-mata no Allianz Parque: vitória por 2 a 1 sobre o Santos, em 2 de dezembro, seguida de triunfo nos pênaltis, na decisão da Copa do Brasil. Assim como o Palmeiras recebe o Godoy Cruz na volta das oitavas de final da Libertadores.

E existem outras duas semelhanças nos jejuns. A última vitória nos dois casos foi no Allianz Parque, pela Copa do Brasil: o time atual venceu o Inter por 1 a 0, em 10 de julho, na ida das quartas de final, enquanto em 2015 o triunfo foi por 2 a 1 diante do Fluminense, seguido de sucesso nos pênaltis, na volta das semifinais da competição conquistada pelo clube, em 28 de outubro.

Outra situação igual é que a última vez em que somou três pontos no Campeonato Brasileiro ocorreu diante do Avaí. Há quase quatro anos, o Palmeiras aplicou 3 a 1, em Florianópolis, em 17 de outubro de 2015. Em 2019, o triunfo veio antes da pausa das competições por conta da Copa América: 2 a 0, em 13 de junho, no Allianz Parque.

Veja a última sequência de seis jogos sem vitória do Palmeiras:

1/11/2015 - Santos 2 x 1 Palmeiras - Vila Belmiro - Brasileiro
8/11/2015 - Palmeiras 0 x 2 Vasco - Allianz Parque - Brasileiro
18/11/2015 - Athletico-PR 3 x 3 Palmeiras - Arena da Baixada - Brasileiro
21/11/2015 - Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro - Allianz Parque - Brasileiro
25/11/2015 - Santos 1 x 0 Palmeiras - Vila Belmiro - Copa do Brasil
29/11/2015 - Palmeiras 0 x 2 Coritiba - Allianz Parque - Brasileiro

Confira a sequência atual sem vitória do Palmeiras:

13/7/2019 - São Paulo 1 x 1 Palmeiras - Morumbi - Brasileiro
17/7/2019 - Inter (5) 1 x 0 (4) Palmeiras - Beira-Rio - Copa do Brasil
20/7/2019 - Ceará 2 x 0 Palmeiras - Castelão - Brasileiro
23/7/2019 - Godoy Cruz 2 x 2 Palmeiras - Malvinas Argentinas - Libertadores
27/7/2019 - Palmeiras 1 x 1 Vasco - Allianz Parque - Brasileiro