Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Perto de voltar ao Palmeiras, Fabiano tem sido titular na zaga em Portugal

Emprestado ao Boavista até o meio deste ano, o palmeirense deve voltar ao clube após o término do vínculo na equipe portuguesa. Por lá ele tem jogado frequentemente na zaga

Fabiano está emprestado ao Boavista até o meio deste ano e pode voltar (Foto: Reprodução/Instagram Boavista)
Escrito por

Nos próximos meses o Palmeiras pode ter o retorno de um velho conhecido: o lateral Fabiano, que está empresta do Boavista, de Portugal. Com contrato por lá até o meio deste ano, o jogador deve voltar ao Brasil e pode ser reintegrado ao elenco. Ele tem em sua passagem pelo futebol europeu um bom motivo para agradar os integrantes da comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo.

E uma novidade de Fabiano em Portugal é sua posição. No Boavista ele tem jogado mais como um zagueiro do que como um lateral, setor em que ficou conhecido. Na temporada 2019/2020 ele fez 11 partidas atuando na zaga, todas como titular. E em um desses jogos deu uma assistência em vitória sobre o Braga por 2 a 0, pelo Campeonato Português.

Fabiano também jogou como lateral-direito. Foram sete jogos oficiais, sendo seis deles como titular e um saindo do banco de reservas. Nessa situação, ele também contribuiu com uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Santa Clara, na Liga de Portugal, competição na qual o Boavista ocupa o 11º lugar.

O polivalente jogador ainda atuou em outras posições: duas partidas como meio-campista pelo lado direito e uma partida como primeiro volante. Os três jogos foram como titular. Em outras palavras, Fabiano tem sido usado em praticamente todas as funções do meio-campo para trás, o que pode ser um ganho de experiência que tende a funcionar a favor de sua reintegração.

Outro fator que pode facilitar sua utilização é o desejo do clube por um lateral-direito, mesmo com Marcos Rocha e Mayke no elenco. O clube tem interesse no colombiano Daniel Muñoz, do Atlético Nacional-COL, mas o negócio não é simples e deve se tornar ainda mais complicado após a pandemia de coronavírus. Sendo assim, Fabiano pode ser uma opção mais fácil e mais barata, que ainda tem condições de oferecer versatilidade.

Fabiano está no Palmeiras desde maio de 2016, quando chegou por empréstimo. No final do mesmo ano, após marcar o gol que confirmou o título brasileiro daquele ano, foi comprado em definitivo. No entanto, acabou perdendo espaço ao longo de 2017 e em 2018 foi emprestado ao Internacional. Retornou em 2019, mas não foi aproveitado e acabou cedido de novo, dessa vez ao Boavista. Seu contrato com o Verdão vai até dezembro de 2021.