Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras faz as contas após empates; saiba a pontuação necessária para ser campeão

Verdão empatou com o Atlético-GO e com o São Paulo, e viu sua vantagem na liderança diminuir de 12 para oito pontos. 

Palmeiras faz as contas para ser campeão brasileiro nas próximas seis rodadas (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras empatou dois jogos consecutivamente no Brasileirão-2022 (1 a 1 com o Atlético-GO e 0 a 0 com o São Paulo) e viu sua vantagem para o segundo colocado, o Internacional, diminuir de 12 para oito pontos, restando seis rodadas para o término da competição. Para ser campeão, sem depender dos critérios de desempate, o Verdão precisa fazer 11 dos 18 pontos possíveis.

> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão

> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Com duas vitórias nos últimos dois jogos, o Colorado gaúcho manteve sua pontuação máxima em 78, ou seja, se vencer todos os próximos seis jogos, o Inter fará mais 18 pontos, e os somará aos 60 que já tem. Dessa forma, o Alviverde tem a necessidade de fazer, no mínimo, 79 pontos. Se fizer 78, empataria em pontos e no número de vitórias, dependendo de outros critérios, como saldo de gols e gols marcados.

Ou seja, 79 é a pontuação segura, que garante o título em qualquer cenário. Como o Palmeiras tem 68 pontos neste momento, é preciso somar 11 para atingir sua meta para ser campeão brasileiro.

Assim como nas rodadas anteriores, bastam quatro vitórias para o Verdão levantar a taça, o que significaria somar 12 pontos. Mas ainda assim, seria possível levar o título com três vitórias e dois empates nesses próximos seis jogos, que levariam aos 11 pontos necessários.

O Palmeiras, nesse sentido, precisaria de um aproveitamento de 61,1% dos pontos em disputa, ficando um pouco mais complicado do que estava antes dos dois empates, cujo índice estava na casa dos 54%, ou seja, pouco mais da metade dos pontos possíveis.

Nessa conta, o Verdão somente poderia ser campeão a partir da 34ª rodada, quando enfrenta o Athletico-PR, fora de casa. Para isso, seria necessário que o Internacional não vencesse seus dois jogos (Coritiba e Ceará) e o Alviverde vencesse os seus (Avaí e Furacão). Nesse cenário, o time de Abel Ferreira chegaria a 74 pontos e o Inter apenas poderia chegar entre 72 e 74 pontos, e perderia no número de vitórias. O Corinthians também precisaria não vencer um dos jogos.

Agenda do Palmeiras nas seis rodadas finais:

22/10 (sábado) - Palmeiras x Avaí - Allianz Parque
25/10 (terça-feira) - Athletico-PR x Palmeiras - Arena da Baixada
2/11 (quarta-feira) - Palmeiras x Fortaleza - Allianz Parque
6/11 (domingo) - Cuiabá x Palmeiras - Arena Pantanal
9/11 (quarta-feira) - Palmeiras x América-MG - Allianz Parque
13/11 (domingo) - Internacional x Palmeiras - Beira-Rio