Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras é um dos pioneiros na luta pela igualdade de gênero no futebol

Além de ter a primeira presidente da história do clube, o Verdão foi um dos primeiros clubes a investir na modalidade feminina<br>

Leila Pereira é a primeira mulher eleita presidente do Palmeiras em 107 anos (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras Feminino foi criado em 1997, sendo o Verdão um dos clubes paulistas que deram o pontapé inicial para investimentos na modalidade. Além disso, em dezembro de 2021, Leila Pereira se tornou a primeira mulher eleita presidente do clube em 107 anos de história. Por essas e outras razões, o Alviverde é um dos pioneiros na luta pela igualdade de gênero no esporte.


Em 2019, após sete anos de inatividade, o time feminino do Palmeiras mostrou a força de seu projeto ambicioso de figurar entre os protagonistas dentro e fora de campo. No mesmo ano, venceu a Copa Paulista e garantiu a classificação para disputar a Série A1 do Brasileirão.

GALERIA:
> Lamentável: relembre alguns episódios recentes de violência no futebol 
> Veja os jogadores com mais gols no Brasil em 2022

No ano seguinte, as Palestrinas chegaram à semifinal do torneio nacional e do estadual pela primeira vez. Já na temporada passada, a equipe alcançou a vaga para a Copa Libertadores e esteve presente na decisão do Campeonato Brasileiro.

O sucesso do Palmeiras Feminino fez com que a principal fornecedora de material esportivo do clube, a PUMA, fechasse um acordo inédito com o time para patrocinar as 23 atletas.

Um dos maiores problemas em relação ao chamado ‘patrocínio master’ direcionado à modalidade no Verdão aconteceu recentemente, quando a presidente Leila Pereira abriu mão da Crefisa, propriedade da mesma, na camisa da equipe. Até o momento, o marketing alviverde busca outras alternativas.

TABELA

> Clique aqui e simule todos os resultados do Paulistão 2022!

Essa é apenas uma das críticas que Leila vem recebendo desde o início de seu mandato no Palmeiras. Eleita em 15 de dezembro de 2021, ela foi a primeira mulher a ser empossada como presidente em 107 anos de história do Verdão.

Leila Pereira, inclusive, é a única mulher ocupando o cargo máximo de uma equipe entre todos os clubes que disputaram a Série A do último Brasileirão.

- Está sendo empossada a primeira mulher presidente de um clube de 107 anos. Mulher de nome Leila Pereira. Muito representativo. Comprova que o Palmeiras é de todos. De todos! Me sinto muito feliz - disse ela no momento em que recebeu a notícia de que assumiria o cargo.

Por não ter contratado nenhum centroavante para a temporada de 2022, além de ter modificado algumas coisas nos bastidores do clube alviverde, a presidente do Palmeiras é alvo de críticas por parte dos torcedores. Mas isso diz mais sobre a ótima gestão anterior do que propriamente sobre a atual.

Apesar disso, é notório o papel do Verdão e o apoio da torcida na luta pela igualdade de gênero no futebol. Assim como alguns outros clubes do país, o Palmeiras busca se manter na busca pelo reconhecimento do espaço da mulher e demonstrar que elas podem estar em qualquer lugar.