Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras coroa ‘melhor base do Brasil’ com título da Copinha

Para muitos, nem havia a necessidade de levantar essa taça para confirmar o excelente trabalho que o Verdão faz, mas a chancela veio no mais importante torneio da base

Palmeiras finalmente conquistou a Copinha, mas já era a grande base do Brasil (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras, na última década, promoveu uma revolução em suas categorias de base, profissionalizando um departamento que antigamente não recebia o tratamento que merecia. Desde então, os resultados vieram, tanto com títulos, quanto com revelações para a equipe principal. No entanto, ainda faltava a chancela do mais importante título de jovens: a Copinha. Pois é, não falta mais!

TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Confira a pré-lista de inscritos do Palmeiras para o Mundial de Clubes

Com investimento, pessoas capacitadas e trabalho sério em suas categorias de base, o Verdão passou a ser algo que nunca foi: um clube formador de talentos. E, mais do que isso, passou a conquistar títulos. Mas esse fator taça é o menos essencial na filosofia do clube. Claro que as taças são importantes, mas elas são consequências do restante do trabalho de formação de atletas.

Somente o sub-20, pegando de 2017 para cá, o Palmeiras foi cinco vezes campeão paulista, campeão da Copa do Brasil e campeão Brasileiro. Todos títulos importantes. Fatores que tornaram todo esse trabalho como a melhor base do Brasil, não apenas em resultados, mas também em revelações.

Esse trabalho de formação ajudo, e muito, a montar o time que venceu Paulistão, duas Libertadores e uma Copa do Brasil entre 2020 e 2021. Gabriel Menino, Patrick de Paula, Wesley, Gabriel Veron, Danilo e Renan são frutos dessa gloriosa fase do departamento de base palmeirense, que ainda deve render outros nomes como Garcia, Vanderlan, Lucas Freitas, Fabinho, Jhonatan, Giovani, entre outros, principalmente a joia Endrick, com potencial enorme.

Mas apesar de tudo isso, ainda pipocavam opiniões contrárias à qualidade da base do Palmeiras somente por causa da falta de um título da Copinha, maior e mais tradicional torneio do Brasil para os jovens. Para um clube do tamanho do Verdão, realmente era algo que faltava. Agora não falta mais, a melhor base do país também conquistou a Copa São Paulo e já pode continuar seu excelente trabalho de formação de jogadores, que é a grande função da base nos clubes.