Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras comemora dois anos da data que mudou o rumo de sua história

No dia 30 de outubro de 2020, o Verdão anunciou a contratação de Abel Ferreira, que começaria a estabelecer uma das fases mais vitoriosas do clube

Abel Ferreira foi anunciado pelo Palmeiras no dia 30 de outubro de 2020 (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Escrito por

Neste domingo, dia 30 de outubro, o Palmeiras inicia um período de comemorações de datas que mudaram para sempre o destino do clube. Há exatamente dois anos, o Verdão anunciava a contratação de Abel Ferreira como novo técnico. Dali para frente, os palmeirenses passaram a viver um dos períodos mais vitoriosos de sua história.


> Veja a validade do contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Depois de demitir Vanderlei Luxemburgo, que havia conquistado o Paulistão-2020, o Alviverde iniciou a busca por um novo técnico enquanto Andrey Lopes, o "Cebola", assumia interinamente (com sucesso) o comando da equipe. E o clube batalhou para buscar esse novo comandante naquele período que irritava a torcida.

A diretoria chegou a ficar dividida entre o argentino Gabriel Heinze e o espanhol Miguel Ángel Ramírez, mas acabou optando pelo europeu do Independiente del Valle-EQU. No entanto, depois de praticamente acertar tudo com Ramírez, ele deu para trás e recusou a vinda ao Brasil para comandar o Palmeiras a partir daquele momento.

Foi aí que surgiu o nome de Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia, e havia eliminado o Benfica, de Jorge Jesus, na Champions League. O jovem treinador português de 41 anos passou por uma série de entrevistas com os dirigentes palmeirenses, conversou com seus auxiliares, com sua família, e decidiu topar o desafio no Brasil.

Abel foi bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No dia 30 de outubro de 2020, depois de um período de apreensão entre os torcedores alviverdes, o Verdão anunciou a contratação de Abel com um vínculo até dezembro de 2022 e possibilidade de renovação automática até dezembro de 2023. A partir dali, várias datas passaram a entrar para a história do clube e são celebradas:

2/11/2020 - Abel Ferreira chega ao Brasil e assiste vitória do Palmeiras
3/11/2020 - Abel Ferreira trabalha pela primeira vez com o elenco
4/11/2020 - Abel Ferreira é apresentado pelo Palmeiras
5/11/2020 - Abel Ferreira estreia pelo Palmeiras

A história dali para frente foi mudada com a conquista da Libertadores de 2020, da Copa do Brasil de 2020, depois com a taça da Libertadores de 2021, da Recopa de 2022 e do Paulistão de 2022. Além do iminente título do Brasileirão-2022, que pode ser confirmado na próxima quarta-feira, 2 de novembro, justamente no dia em que Abel Ferreira desembarcou no Brasil para iniciar seu trabalho.

Desde que a comissão técnica assumiu o comando do Palmeiras há cerca de dois anos, o retrospecto é de 176 jogos, 102 vitórias, 41 empates e 33 derrotas, além de 302 gols marcados e 141 sofridos.

Com contrato renovado até de dezembro de 2024, feliz, adaptado e com sua família vivendo em São Paulo ao seu lado, a tendência é de que Abel Ferreira continue escrevendo esse rumo da história que começou a ser mudado por ele lá em 30 de outubro de 2020.