Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Palmeiras
Palmeiras escudo
4
2
Escudo Tombense
Tombense

Palmeiras aciona ‘modo time da virada’ e bate o Tombense pela Copa do Brasil

Verdão saiu atrás no placar e precisou buscar a virada para sair vencedor pela partida de ida da terceira fase da competição nacional

Endrick e Flaco López comemoram um dos gols do Palmeiras na partida (Foto: Cesar Greco/ Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras precisou novamente ser o time da virada para vencer o Tombense por 4 a 2 e conquistar a vantagem na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com gols de Gabriel Menino, Flaco López, Gustavo Gómez e Rafael Navarro, o Alviverde conquistou a vitória no Allianz Parque, mas não ofuscou os bonitos gols de Matheus Frizzo e Marcelinho, que anotaram as bolas na rede para a equipe mineira. Agora os comandados de Abel Ferreira podem até perder por um gol de diferença fora de casa, que mesmo assim avançam para a próxima fase do torneio nacional.

> Veja tabela da Copa do Brasil-2023 clicando aqui

Verdão tem início promissor, mas sai atrás no placar

Com uma escalação modificada por conta dos desfalques, o Palmeiras mostrou que poderia ter uma partida interessante, uma vez que conseguiu duas boas oportunidades no início, mas sem alcançar o gol. Ao mesmo tempo, a defesa apresentava vacilos incomuns, como buracos no meio. Em um deles, o Tombense abriu o placar. Gustavo Gómez rebateu bola para a intermediária, onde estava Matheus Frizzo, que dominou e pegou um bonito chute, sem chances para Weverton.

> ATUAÇÕES: Vanderlan tem noite de garçom e é destaque na vitória do Palmeiras no Allianz


Domínio total do Palmeiras, muitas chances e brilho de Vanderlan

A partir do gol, o Verdão ligou o modo "time da virada, time do amor". Embalado pela torcida, a equipe empilhou chances de empatar a partida, mas pecava sempre no último toque, fosse para finalizar ou para dar assistência. Até que Vanderlan começou a brilhar e roubou uma bola preciosa para entregá-la a Gabriel Menino, que dominou e marcou um belo gol, no ângulo de Felipe. O VAR chamou o árbitro para revisar uma possível falta, mas Bruno Arleu de Araújo manteve sua decisão.

Poucos minutos depois, em ritmo frenético, o Alviverde seguiu na busca pela virada e logo conseguiu. Em um contra-ataque, Jhon Jhon foi acionado, mas foi parado com falta. A bola acabou sobrando para Vanderlan, que passava em alta velocidade e cruzou para Flaco López fazer de cabeça. 2 a 1 Palmeiras, o terceiro gol do argentino em três partidas consecutivas. Foi com esse volume de jogo, embalados pelos torcedores, que os palmeirenses foram para o intervalo do duelo.

Palmeiras volta dos vestiários com ritmo lento e leva sustos

Depois de uma intensidade absurda para virar o jogo no fim da primeira etapa, o Verdão retornou do descanso em uma rotação abaixo. Além de desatenção em todos os setores do campo, houve displicência para concluir as jogadas de ataque para que o placar fosse ampliado. Com isso, os espaços no meio, que já eram grandes no primeiro tempo, voltaram a aparecer no segundo, permitindo que o Tombense assustasse nos contra-ataques puxados por Matheus Frizzo.

Abel Ferreira promove estreias, Palmeiras amplia a vantagem, mas sofre outro gol

Com o jogo morno, Abel fez algumas modificações no time, entre elas as entradas de Richard Ríos, que fez seu primeiro jogo no Allianz Parque, e de Luis Guilherme, que estreou pelo profissional do Verdão. O menino da base se destacou em algumas jogadas, mas foi Rafael Navarro que sofreu o pênalti para que Gustavo Gómez fizesse o terceiro gol. Mas o resultado ainda não estava definido e, em um rebote, Marcelinho marcou um golaço para diminuir a vantagem alviverde na partida.

Ainda teve tempo para mais emoção

Já nos acréscimos, após sofrer o segundo gol, o Palmeiras partiu para o ataque para tentar balançar a rede mais uma vez e retomar a vantagem mais elástica. Em um cruzamento na área, Gustavo Gómez desviou para Rafael Navarro, que finalizou com força para fazer 4 a 2 no placar.

E agora?

Com o resultado, o Palmeiras pode empatar ou até perder por um gol de diferença no segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil, que mesmo assim avançará. A partida acontecerá em Tombos, no dia 26 de abril, às 20h. Quem ficar com a vaga vai para as oitavas de final da competição nacional. Já neste sábado, o Verdão volta a campo no Allianz Parque, onde recebe o Cuiabá, às 16h, pela primeira rodada do Brasileirão-2023.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 2 TOMBENSE
Local:
Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 12/4/2023 - 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Público: 33.603 torcedores/R$ 1.462.935,24
Cartões amarelos: Bruno Silva, Daniel Amorim, Roger Carvalho e Jaderson (TOM)
Cartões vermelhos: -
Gols: Matheus Frizzo (9'/1ºT) (0-1), Gabriel Menino (36'/1ºT) (1-1), Flaco López (40'/1ºT) (2-1), Gustavo Gómez (42'/2ºT) (3-1), Marcelinho (47'/2ºT) (3-2), Rafael Navarro (51'/2ºT) (4-2)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, aos 23'/2ºT) e Jhon Jhon (Rafael Navarro, aos 16'/2ºT); Dudu (Giovani, aos 23'/2ºT), Endrick (Breno Lopes, aos 16'/2ºT) e Flaco López (Luis Guilherme, aos 31'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

TOMBENSE: Felipe Garcia; Kevin, Wesley, Roger Carvalho e Guilherme Santos; Elton (Luiz Fernando, no intervalo), Bruno Silva e Matheus Frizzo (Egídio, aos 37'/2ºT); Jaderson (Marcelinho, aos 22'/2ºT), Alex Sandro (Keké, aos 22'/2ºT) e Daniel Amorim (Fernandão, aos 5'/2ºT). Técnico: Marcelo Chamusca.