Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na 15ª rodada do Brasileirão-2022, Palmeiras tem campanha parecida com as dos últimos títulos

Verdão tenta repetir bons feitos para seguir fazendo história e levantar taça inédita na 'era Abel Ferreira'

Palmeiras corre para seguir fazendo história e conquistar título inédito com Abel (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Apesar da derrota para o Athletico-PR na 15ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras segue na primeira colocação da tabela com 29 pontos somados. A atual campanha é parecida com as dos anos de 2016 e 2018, períodos das últimas conquistas do Verdão no nacional.

GALERIA

> Confira O Dia do Mercado! 
> Confira uniformes vazados ou lançados para a Copa do Mundo

Em 2016, o Alviverde era comandado pelo técnico Cuca e contava com nomes como Gabriel Jesus, Mina e Fernando Prass no elenco. À essa altura do campeonato, a equipe também ostentava a primeira posição.

Com 32 pontos, o time do treinador paranaense somava dez vitórias (Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Santa Cruz, América-MG, Figueirense, Sport e Internacional), duas a mais que na atual temporada.

Além disso, o clube alviverde havia empatado somente duas vezes, contra Coritiba e Santos, e perdido três, diante de Ponte Preta, São Paulo e Cruzeiro. Neste período em questão, foram 31 marcados e apenas 14 sofridos.

Em 2016, o Verdão levantou a taça na despedida de Gabriel Jesus (Foto: Divulgação/Palmeiras)

TABELA

> Confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!

Já em 2018, sob o comando de Roger Machado, a campanha não foi tão boa na 15ª rodada. Na sétima posição, a equipe acumulava somente seis vitórias, sendo elas contra Internacional, Athletico-PR, Bahia, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG.

Naquela altura, os discípulos do gaúcho haviam empatado cinco vezes (Botafogo, Chapecoense, Ceará, Flamengo e Santos) e perdido quatro (Corinthians, Sport, Cruzeiro e Fluminense).

Com 22 gols marcados e 15 sofridos, o Palmeiras deixou isso tudo para trás e aplicou uma arrancada histórica após a contratação do técnico Felipão. Com a liderança assegurada desde a 27ª rodada, 2018 foi mais um ano de conquista no torneio.

Felipão assumiu o Palmeiras e levou o time ao título brasileiro em 2018 (Paulo Sergio/Agencia F8)

Em 2022, o time de Abel Ferreira é dono de marcas importantes e diversos recordes já foram quebrados. Com 29 pontos no topo da tabela, foram oito triunfos conquistados (Corinthians, RB Bragantino, Juventude, Santos, Botafogo, Coritiba, Atlético-GO e São Paulo), 27 gols marcados e somente 12 sofridos, tendo o melhor ataque e a defesa menos vazada na competição.

Os comandados pelo português empataram somente cinco vezes, contra Goiás, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG e Avaí, e perderam duas para Ceará e Athletico-PR.

Em caso de novo título, será a primeira vez que o caneco do Brasileirão será levantado na ‘era Abel Ferreira’ e provará que as campanhas do Verdão sempre podem ser positivamente surpreendentes.

Confira os números do Verdão na 15ª rodada em 2016, 2018 e 2022:

Colocação: 1º x 7º x 1º
Pontos: 32 x 23 x 29
Jogos: 10V / 2E / 3D x 6V / 5E / 4D x 8V / 5E / 2D
Gols marcados: 31 x 22 x 27
Gols sofridos: 14 x 15 x 12