Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mesmo fora da final, Palmeiras já tem melhor campanha do Paulista

Apesar de uma trajetória marcada por contestações à arbitragem e desentendimentos com a Federação, o Verdão somou mais pontos do que os finalistas Corinthians e São Paulo

Palmeiras caiu na semifinal, nos pênaltis, mas somou mais pontos do que os finalistas (Bruno Ulivieri/O Fotográfico)
Escrito por

Mesmo eliminado na semifinal do Campeonato Paulista, o Palmeiras terá, ao final da competição, a melhor campanha. O empate sem gols entre São Paulo e Corinthians nesse domingo, no Morumbi, no primeiro confronto válido pela final do Estadual, impede que algum deles ultrapasse o Verdão.

O Palmeiras encerrou sua participação com 31 pontos somados em 16 partidas, um ponto acima do Santos, que também caiu na semifinal. O Corinthians, em 17 partidas, chegou a 27 pontos e atingira, no máximo, 30, caso vença o jogo de volta da final, no domingo, em Itaquera. Ou seja: não conseguirá sequer igualar a pontuação do Verdão.

O São Paulo, apesar de ter eliminado o Palmeiras na semifinal, nos pênaltis, já não tinha condições de terminar o Estadual com mais pontos do que o arquirrival. O Tricolor iniciou a disputa das finais com 23 pontos, e só poderia somar mais seis, no máximo, se vencesse os dois jogos contra o Corinthians. A equipe do técnico Cuca, agora, tem 24, tendo 27 como sua pontuação máxima.

Na primeira fase, o Verdão liderou o Grupo B, com 25 pontos, cinco acima do Novorizontino, segundo colocado da chave, e protagonizou a segunda melhor campanha geral, dois pontos atrás do Red Bull, que foi eliminado pelo Santos na fase seguinte. Nas quartas de final, com um empate fora de casa e uma vitória por 5 a 0 sobre o Novorizontino, no Pacaembu, chegou à semifinal.

O time do técnico Luiz Felipe Scolari encerrou a disputa com oito vitórias, sete empates e somente uma derrota (para o Corinthians, por 1 a 0, em 2 de fevereiro, no Allianz Parque). Marcou 19 gols e sofreu somente cinco, sendo, também, a melhor defesa do Estadual.

O Palmeiras alcançou a marca de melhor campanha do Campeonato Paulista mesmo com uma trajetória marcada por polêmicas na competição. O clube manteve seu rompimento com a Federação Paulista de Futebol (FPF), como ocorre desde a acusação de interferência externa na arbitragem da decisão do ano passado, vencida pelo Corinthians, e colecionou contestações.

A diretoria faltou a todos os eventos da FPF, desde o sorteio do Estadual até Conselhos Técnicos e, inclusive, a uma premiação que faria o clube arrecadar cerca de R$ 80 mil. Além disso, contestou a arbitragem tanto nas quartas de final, diante do Novorizontino, quanto na semifinal, contra o São Paulo.

A eliminação no "Paulistinha", como passou a chamar o presidente do Verdão, Mauricio Galiotte, veio após dois 0 a 0 diante do São Paulo e derrota nos pênaltis, no dia 7, no Allianz Parque. E gerou protestos de torcedores, incluindo pichações no estádio, ataque ao ônibus que levou a delegação para a arena, na qual a equipe enfrentou o colombiano Junior Barranquilla, na quarta-feira, pela Libertadores, além de manifesto com críticas da organizada Mancha Alviverde.

Fora das finais do Campeonato Paulista, o elenco do Palmeiras recebeu folga entre a manhã de sexta-feira e a tarde desta terça-feira. O próximo compromisso da equipe será apenas no dia 25, às 23h (horário de Brasília), no Peru, contra o Melgar, pela Libertadores. Três dias depois, a equipe estreia no Campeonato Brasileiro recebendo o Fortaleza no Allianz Parque.