Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maurício Galiotte é eleito presidente do Palmeiras para o biênio 2017-2018

Vice-presidente e braço direito de Paulo Nobre desde 2013, ele era candidato único no pleito deste sábado. Gestão manterá boa parte dos feitos da atual e terá decisões a tomar

Maurício Galiotte faz sinal para as câmeras depois da votação deste sábado (Foto: Fellipe Lucena)
Escrito por

Candidato único, Maurício Galiotte foi eleito neste sábado como presidente do Palmeiras para o biênio 2017-2018. Vice e braço direito de Paulo Nobre desde 2013, o novo mandatário teve 1639 dos 1733 votos dos sócios alviverdes - 94 ficaram em branco. Por não ter adversários, ele precisava apenas de mais da metade dos votos computados na eleição. Genaro Marino, Antonino Jesse Ribeiro, Victor Fruges e José Carlos Tomaselli serão os vices no período.

O escolhido tem 47 anos e é formado em Administração de empresas pela PUC-SP. Casado, tem três filhos e é sócio do Palmeiras desde 1978. Até o fim da década de 80 jogou nas categorias de base do futsal e futebol do clube. Politicamente, sua trajetória começou em 2001, eleito como suplente para o Conselho Deliberativo e, três anos depois, na gestão de Mustafá Contursi, escolhido pela primeira para o CD de fato. Foi ainda diretor de Esportes Amadores sob o comando de Affonso Della Monica, e diretor social em 2009 e 2010, com Luiz Gonzaga Belluzzo. 

O processo ocorreu de forma tranquila, bem diferente do último pleito, em 2014, quando o time brigava para não cair e havia oposição. A eleição contou com figuras como os ex-presidentes Mustafá Contursi e Arnaldo Tirone. O casal dono da Crefisa e FAM, José Roberto Lamacchia e Leila Pereira, também apareceu para votar. Leila será candidata ao Conselho Deliberativo em 2017.

Maurício é considerado uma figura conciliadora. Próximo de Nobre, é também ligado a Mustafá e tem o respeito de parte da oposição, que nem lançou candidato este ano.

Entre os parceiros, Galiotte também é bem avaliado. Por conta do seu perfil, o dirigente é visto por bons olhos na WTorre, construtora do Allianz Parque e, principalmente, na Crefisa.

A patrocinadora provavelmente renovará o acordo por mais uma temporada e tem ótima relação com o novo presidente. Desde que houve o atrito com Nobre, o vice tomou a frente nas conversas com Crefisa/FAM. Com ele, a expectativa é de que, além da renovação, a parceira participe da contratação de jogadores para 2017.

Maurício assume o cargo no dia 15 de dezembro e terá decisões importantes a tomar, como as renovações de Cuca e Alexandre Mattos.