Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mattos reclama da arbitragem e detona Peñarol: ‘Vai chorar em casa’

'Eles não são treinados para jogar bola, são treinados para xingar de negro, para cair no chão', disse o diretor, sobre o Peñarol. Ele fará reclamação formal contra a arbitragem

Dudu caiu na provocação uruguaia e foi expulso no fim do jogo - NELSON ALMEIDA / AFP
Escrito por

O Palmeiras venceu por 3 a 2, mas Alexandre Mattos deixou o Allianz Parque muito irritado com o Peñarol e com a arbitragem do equatoriano Roddy Zambrano.

- Eles não são treinados para jogar bola, são treinados para xingar, para cair no chão. A gente tem que superar isso, não é um time de futebol que a gente tem que superar. Não podemos generalizar, porque ano passado o Atlético Nacional deu aula de futebol, ganhou no campo. Alguns, como esse time aqui, vêm para isso, para xingar de negro. Aí tomou gol aos 54 e vai chorar em casa - disparou o dirigente, que acusou o técnico Leonardo Ramos de usar uma artimanha pouco usual para ganhar tempo:

- O treinador deles falou de propósito o número errado na substituição para depois mudar e atrasar mais um minuto. Eu nunca vi isso na minha vida. Por isso que toma gol aos 54 do segundo tempo. Isso não é coisa pequena, não. É pequena, pequena, pequena.

Mattos também falou sobre as acusações que Felipe Melo fez a Gastón Rodríguez, que teria proferido ofensas racistas. Segundo ele, o clube tomará providências se o jogador desejar, mas o próprio Felipe aceitou os pedidos de desculpas do uruguaio no vestiário e disse que o caso está encerrado.

- Eu não vi, não conversei com ele. O nosso fisioterapeuta me falou que foi com o Jailson também. Eles não vão jogar bola nunca. Por isso que o futebol sul-americano nunca vai ser parecido com o da Europa. Eles não se preocupam com a tática, eles se preocupam em xingar de negro, dar porrada. A gente vai conversar. Se quiser tomar providência, a gente toma. Infelizmente é um problema mundial, a gente vê na Europa, nos Estados Unidos, em todo lugar - comentou Mattos. 

Bronca com a arbitragem:


Mattos considera que a arbitragem de Roddy Zambrano foi desastrosa. Ele reclamou da expulsão de Dudu, que se irritou após ser impedido por um adversário de cobrar uma falta, reclamou, levou amarelo, aplaudiu e recebeu o vermelho na sequência.

- Ganhamos, mas não tem como a gente não falar como a arbitragem é lamentável. Se a gente for pontuar lances, vamos falar do jogo todo, inclusive contra o Peñarol também. Lamentável. O Dudu foi expulso, o juiz fez aquela lambança, aquela confusão toda. Lamentável como ele irrita, como incomoda. Olhando de fora, deu para ver claramente o uruguaio ali treinadinho, irritando o Dudu, irritando, irritando, ele pedindo para bater a falta, o juiz não toma providência, o bandeira não toma providência...

O diretor de futebol disse que o Palmeiras fará uma reclamação formal, mas não acredita que terá algum efeito.

- O processo, no Brasil, é muito bem feito. E temos de parabenizar. Quando acontece erro de arbitragem, conseguimos fazer a reclamação educadamente. Você manda o DVD, tem resposta... A Conmebol não informa nada. Por exemplo, teve a expulsão do Dudu e a gente não sabe o que vai acontecer. Reúnem quatro, cinco caras lá e decidem: 'Vamos tirar ele de quatro jogos, vamos tirar de nenhum...'. A gente vai mandar? Vai. Vamos procurar amanhã a Federação Paulista, que com certeza vai mandar para a CBF, é muito organizado. O problema é lá. Lá é uma bagunça.

- Já que a Conmebol proíbe tanta coisa, proíbe que coloque placa do Allianz Parque, proíbe propaganda no telão, proíbe que a gente use colete da Crefisa e da FAM, ela tem que dar o mínimo de condição para nós. Isso é lamentável, ficou nos devendo - acrescentou.

O próximo jogo do Verdão na Libertadores é justamente contra o Peñarol, dessa vez em Montevidéu, no dia 26. Mattos espera que o tratamento recebido pela delegação brasileira seja bom:

- Com certeza o Palmeiras vai se preparar mentalmente e tomar todas as providências para a nossa segurança no jogo no Uruguai. Aliás, diga-se de passagem, eles foram muito bem tratados aqui. Chegaram no Allianz, não podia treinar aqui, e pedimos pelo amor de Deus para a administradora deixar. Treinaram, não teve nenhum problema de segurança. Aliás, sempre colocamos 50 seguranças para o adversário aqui. Esperamos ser bem recebidos lá e que eles queiram jogar bola. Se ganhar na bola, parabéns, a gente sabe perder.