Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marca que falta: Verdão quer igualar invencibilidade do seu último título

Contra o Ceará, neste domingo, no Pacaembu, o líder do Campeonato Brasileiro tenta repetir a sequência de 15 partidas sem perder no torneio, como na conquista de 2016

Dudu é um dos remanescentes da campanha do título brasileiro de 2016 (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

O Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro com três pontos de vantagem sobre o Inter, segundo colocado, e acumula bons números na campanha. Neste domingo, às 16h, diante do Ceará, no Pacaembu, tenta somar mais um: igualar a sequência invicta que estabeleceu na trajetória de seu último título, em 2016.

O Verdão não perde há 14 rodadas na competição nacional. Falta somente uma para repetir as 15 que o time de Cuca alcançou há dois anos. Em 2016, o 15º jogo invicto veio com coincidências: como mandante, diante de um nordestino, em 23 de outubro, também em um fim de semana anterior ao segundo turno de eleições (municipais, naquele ano), impondo 2 a 1 sobre o Sport.

Aquela partida foi válida pela 32ª rodada, enquanto o compromisso da equipe de Luiz Felipe Scolari neste domingo é pela 30ª. Outra diferença é o Allianz Parque, sede daquele triunfo diante do Sport, mas que, neste fim de semana, não está à disposição porque recebe evento musical, obrigando o clube a ser mandante no Pacaembu mais uma vez.

A atual sequência palmeirense começou assim que Roger Machado foi demitido. O técnico saiu do clube após perder por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, em 25 de julho. No dia seguinte, Felipão foi anunciado como substituto, mas, antes de sua chegada, Wesley Carvalho, técnico do sub-20, comandou a equipe na vitória por 3 a 0 sobre o Paraná, em 29 de julho, no Allianz Parque, e iniciou a trajetória invicta de agora.

Com Scolari no banco, pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão ficou no 0 a 0 diante do América-MG, venceu o Vasco por 1 a 0, o Vitória por 3 a 0 e o Botafogo por 2 a 0, empatou sem gols diante do Inter e impôs 2 a 1 sobre a Chapecoense e 1 a 0 sobre o Corinthians. Contra o Bahia, o auxiliar Paulo Turra substituiu o suspenso Felipão e ficou 1 a 1. Já com o chefe de volta, 1 a 0 contra o Sport, 3 a 1 diante do Cruzeiro e 2 a 0 sobre São Paulo e Grêmio.

Repetir a invencibilidade do último título do clube é um passo para mais uma conquista e, também, soma mais uma marca a uma campanha cheia de números a serem comemorados. Só no Brasileiro, o Verdão é o melhor time do segundo turno (26 pontos em 30 possíveis), quem mais venceu (17 vitórias), menos perdeu (quatro derrotas) e ostenta a melhor defesa (18 gols sofridos).

Na temporada inteira, o Palmeiras é também o time brasileiro que mais venceu (39 vitórias) e mais fez gols (100). Números que ajudaram a colocar o time nas semifinais da Libertadores, com o primeiro jogo diante do Boca Juniors nesta quarta-feira, na Argentina. Mas tem o compromisso contra o Ceará antes. E a missão de manter o embalo em busca do título brasileiro.