Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! Espresso: O futuro de Endrick pode ser brilhante, mas há muitas etapas pela frente

Jovem do Palmeiras já é rodeado por rumores e certezas precoces

Escrito por

O título inédito do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior revelou ao mundo Endrick e, com ele, as certezas precoces. Obviamente, o garoto de 15 anos demonstra muito potencial, mas só será possível ter um retrato mais fiel quando começar a jogar como um profissional.

Até lá, as capas dos jornais são parte da janela especulativa que não se fecha nunca. O efeito-Copinha tem inúmeros exemplos que ficaram pelo caminho.

Neílton estourou na reta final do torneio em 2013, que teve o Santos como campeão. Ele marcou quatro vezes naquela edição, sendo um hat-trick contra o Palmeiras nas semifinais e outro na final contra o Goiás. Rapidamente surgiram os rumores de propostas que nunca se confirmaram.

Até a similaridade física foi usada marotamente para cravar o que seria o novo Neymar. Sua jornada no profissional jamais vingou: Santos, Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Hatta Club (equipe dos Emirados Árabes de pouca expressão), Coritiba e Sport. Números razoáveis por Vitória e Botafogo, mas nada que o levasse a um novo patamar.


Aos 27 anos, Neilton já é jogador rodado e sem chances de jogar em grandes clubes da Europa. Endrick tem mais talento, já era um fenômeno na base antes da Copinha, mas qualquer sentença agora é só futurologia.

Sua carreira pode ser brilhante, e há vários indícios que apontam nesta direção, mas certo mesmo até agora é que ele já pode ir para a Disney. Uma viagem merecida.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

Endrick brilhou na Copinha - FABIO MENOTTI / PALMEIRAS