Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

11 jogos sem perder, aproveitamento de 82% e dois gols sofridos: como o Palmeiras encostou na ponta do BR

Time não perde no Brasileirão desde a saída de Roger Machado, que completa nesta terça dois meses. O Verdão é hoje a equipe com mais chances de título, segundo Tristão Garcia

Jogadores do Palmeiras comemoram contra o Sport. Time está há 11 rodadas invicto (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

Nesta terça-feira, a queda de Roger Machado completa dois meses, dia da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. Na época distante da briga pelo título brasileiro, o Palmeiras arrancou e não perde desde então, há 11 rodadas. Como resultado, está a um ponto do líder São Paulo e é considerado pelo matemático Tristão Garcia o atual favorito a ser campeão nacional.

No site Infobola, o matemático conclui que o Verdão (50 pontos, vice-líder) tem 36% de chances de acabar com a taça, contra 33% do Internacional (50 pontos, terceiro colocado), 22% do São Paulo (51 pontos, líder), 4% de Flamengo (48 pontos, quarto), outros 4% do Grêmio (47 pontos, quinto) e 1% do Atlético-MG (42 pontos, sexto). O percentual varia a cada rodada.

Quando decidiu trocar o comando técnico, o Palmeiras estava em sétimo lugar, a oito pontos do então primeiro colocado, o Flamengo, com uma campanha irregular: seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 15 partidas.

Desde então, o time tem oito vitórias e três empates, com Luiz Felipe Scolari no banco em nove deles. No triunfo sobre o Paraná por 3 a 0, a primeira desta sequência, o técnico já estava contratado, mas ainda definia sua volta de Portugal; Wesley Carvalho, comandante do sub-20, foi quem cuidou da equipe. No empate com o Bahia, foi a vez de Paulo Turra substituir o chefe, suspenso.

Durante esta série de 11 jogos invicto, o Palmeiras fez 16 gols, sofreu apenas dois e assim se tornou o dono do melhor saldo da competição (+21). O aproveitamento é alto: quase 82% dos pontos, sendo que apenas nas vitórias contra Atlético-PR e Botafogo a escalação era a considerada titular.

Por consequência a este bom momento, o Verdão tem a melhor campanha do returno, com 17 pontos em 21 possíveis. Nesta quarta, o time dará uma pausa em sua ascensão no Brasileiro, para decidir uma vaga na final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, no Mineirão - o Palmeiras perdeu a primeira semi em casa, por 1 a 0.

No domingo, as equipes se reencontram, desta vez pelo torneio nacional, no Pacaembu. A Raposa de Mano Menezes está fora da briga pelo título brasileiro, mas ainda não foi derrotada no returno: são duas vitórias e cinco empates.