Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gómez lateral? Victor Luis no meio? As opções do Palmeiras no Maracanã

Felipão não poderá contar com Mayke, Bruno Henrique, Lucas Lima e Deyverson, todos suspensos, e quebra a cabeça para armar o time que enfrenta o Flamengo neste sábado

Treinador tem uma série de problemas para enfrentar o Flamengo, vice-líder do Brasileiro (Divulgação/Palmeiras)
Escrito por

Luiz Felipe Scolari conseguiu levar o Palmeiras à liderança do Campeonato Brasileiro e às semifinais de Copa do Brasil e Libertadores alternando escalações. Mas, neste sábado, às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em confronto direto pelo título brasileiro diante do Flamengo, segundo colocado com quatro pontos a menos, o técnico acumula problemas em quase todos os setores para armar a equipe.

O treinador não poderá contar com o lateral-direito Mayke, o volante Bruno Henrique e o meia Lucas Lima, que receberam o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no domingo, e estão suspensos. O atacante Deyverson também cumpre gancho, por ter sido expulso.

Problemas físicos também atrapalham. O meia-atacante Artur, que operou o braço direito há um mês, é desfalque certo. A expectativa é em relação ao lateral-direito Marcos Rocha, que sofreu lesão na panturrilha direita, e ao volante Jean, com dores musculares.

Diante das dificuldades para escolher uma formação, o treinador pode ser obrigado a improvisar o zagueiro Gustavo Gómez na lateral direita, apostar no lateral-esquerdo Victor Luis no meio-campo ou até escalar Felipe Melo em três partidas seguidas - o volante teve de enfrentar o Ceará, no domingo, porque Thiago Santos estava suspenso, e foi titular na derrota por 2 a 0 para o Boca Juniors, nessa quarta-feira, em Buenos Aires.

Veja abaixo as opções de Felipão para cada um dos setores da equipe:

Gol
O treinador não tem problema debaixo das traves​. É provável que mantenha Weverton, titular da posição e que atuou nas duas últimas partidas, contra Ceará e Boca Juniors. De qualquer forma, ainda pode dar descanso ao dono da posição e escalar Fernando Prass ou Jailson, ambos experientes.

Laterais
A lateral direita é o principal problema. Como Mayke está suspenso, a única possibilidade de ter um especialista na posição é no caso de Marcos Rocha se recuperar a tempo (uma semana antes da previsão divulgada) ou Jean se livrar das dores musculares que o fizeram ser substituído ainda no primeiro tempo do último domingo. Do contrário, só resta como alternativa improvisar o zagueiro Gustavo Gómez - o paraguaio já atuou nas laterais na carreira.

Na esquerda, não há problemas, mas ajustes dependendo das escolhas de Felipão. O treinador pode usar Victor Luis, que não entrou em campo na Bombonera, ou utilizar Diogo Barbosa pela segunda partida seguida e correr o risco de vê-lo mais desgastado para o jogo de volta das semifinais da Libertadores, na quarta-feira. A opção pelo camisa 6, contudo, pode ser a única possível, caso Victor Luis seja usado no meio-campo.

Zaga
​Assim como ocorre no gol, é um setor que dá tranquilidade. Como optou pela dupla Gustavo Gómez e Luan na Bombonera, é bem provável que o Palmeiras tenha Antônio Carlos e Edu Dracena no Maracanã. Entrosados e com a confiança do treinador.

Meio-campo
​Moisés entrou no fim do jogo contra o Ceará, no domingo, desgastou-se e não foi bem diante do Boca Juniors, mas tem a escalação praticamente certa no Maracanã. As suspensões de Bruno Henrique e Lucas Lima e o problema físico de Jean tornam quase obrigatória a utilização do camisa 10, como volante ou armador, neste sábado.

Para completar o trio de meio-campo, Felipão pode optar até por escalar Thiago Santos e Felipe Melo juntos. Mas comprometeria a condição física de Felipe Melo, que completaria três jogos seguidos em sete dias e, na quarta-feira, deve enfrentar o Boca Juniors no Allianz. Por isso, existe a possibilidade de Thiago Santos, que entrou no fim do jogo na Bombonera, ser titular com Victor Luis como companheiro - o lateral-esquerdo também joga no meio-campo, como já atuou no Verdão, em 2014.

Ataque
Sem Deyverson, é praticamente certo que Borja terá que atuar pela primeira vez no Campeonato Brasileiro desde o empate por 1 a 1 diante do Bahia, em 16 de setembro. O colombiano vem de fraca atuação na Bombonera e, por ter de atuar no Maracanã, é possível que não enfrente o Boca na quarta-feira. Papagaio, campeão brasileiro sub-20 nessa quinta, deve aparecer no banco.

A dificuldade de Scolari está nos pontas. Como atuou só no segundo tempo no domingo, Dudu deve ser titular. Do outro lado, Willian vem de duas partidas extremamente desgastantes e deve ficar no banco de reservas, com Hyoran aparecendo como principal alternativa para a sua vaga.