Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Felipe Melo: ‘É bonito ver o Santos jogar, mas já saiu de 3 competições’

Meio-campista citou o atual líder do Brasileiro ao ser questionado sobre o estilo de jogo do Verdão, que fica menos com a bola e aproveita-se mais de um estilo de jogo vertical

Felipe Melo durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol (Foto: Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

O Palmeiras é o terceiro time da Série A que menos troca passes por jogo, na frente apenas de Goiás e CSA, mas o dado não é considerado uma crítica para Felipe Melo. Para o volante, o atual campeão brasileiro tem um estilo bem definido, e ainda que não agrade a todos, funciona. Ao fazer esta análise, o camisa 30 citou o Santos, líder e bastante elogiado, mas já eliminado da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

- São várias formas de jogar futebol. Cada treinador tem uma forma. Jogamos contra o atual líder do Campeonato Brasileiro, que tem posse de bola (o Santos), e o jogo foi 4 a 0. E é um time que é bonito ver o Santos jogar, mas já saiu de três competições. Enquanto o Palmeiras ou Flamengo, equipes que estão em outra competições viajando para jogar, o Santos está descansando, com tempo para trabalhar - analisou.

- Quando é um clube gigante como é o Santos, com uma comissão técnica importante, com grandes jogadores, se você tem tempo para trabalhar e analisar erros e adversários isso ajuda bastante. Cada um tem uma maneira de jogar, não vejo crítica. O Liverpool jogou contra o Barcelona, que toca muito a bola, o Liverpool passou e foi campeão da Champions League. Essa é a nossa forma de jogar, um time que muito verticaliza - acrescentou.

Em média, o Palmeiras troca 261 passes por jogo, enquanto o Santos toca 436 vezes por partida. A equipe de Jorge Sampaoli, ainda assim, é a sétima com mais passes trocados por partida - Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e Internacional estão à frente na estatística.

Apesar da diferença nestes números, tanto Verdão quanto Peixe tem um estilo vertical, tanto que o Santos é o primeiro que mais finaliza (15,8), e o Palmeiras, mesmo trocando poucos passes, é o nono que mais cria chances (12,7).

Enquanto o Santos vem de cinco vitórias seguidas no Brasileiro, o Palmeiras fez apenas seis pontos em 15 possíveis no mesmo intervalo. Por isso, a equipe da Baixada Santista passou o Verdão e abriu quatro pontos de frente depois de 13 rodadas disputadas.