Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Felipão trabalha opções para intenso rodízio de times que fará no semestre

Diante do Oeste, neste sábado, sem a presença da imprensa na Academia de Futebol, o Palmeiras fará jogo-treino de olho nas decisões que enfrentará depois da Copa América

Felipão deve utilizar formações distintas ao longo do jogo-treino contra o Oeste, neste sábado (Agência Palmeiras)
Escrito por

Foram dez dias de folga e, na sequência, uma semana treinando, com o elenco concentrado na Academia de Futebol desde terça-feira. A conclusão dessa primeira parte dos trabalhos do Palmeiras, enquanto as partidas oficiais não voltam, se dará neste sábado, em jogo-treino diante do Oeste no qual o técnico Luiz Felipe Scolari deve testar as diferentes formações que pretende usar ao longo da maratona de decisões que o time terá neste segundo semestre.

Como ocorreu nos jogos-treino da pré-temporada, em janeiro, a expectativa é de que Felipão não faça tantas alterações, mas trabalhe escalações distintas. Assim, fortalece o entrosamento para o rodízio de times que deve fazer para disputar simultaneamente Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Essa estratégia deu certo no ano passado, com a conquista do principal título nacional e a chegada às semifinais da competições de mata-mata.

Poder alternar até um time inteiro é uma possibilidade que o elenco oferece e, também, uma necessidade. O Palmeiras tem uma sequência de clássicos e partidas decisivas, ao menos, até o começo do mês que vem (confira a lista abaixo). Se tudo der certo e a equipe for avançando, a maratona segue em agosto, setembro e outubro.

Provavelmente sem Ramires, que passa por um trabalho particular antes de estrear, nem Gustavo Gómez, que esteve com a seleção paraguaia nas últimas semanas, Scolari deve iniciar o jogo-treino com a base que terminou o primeiro semestre, garantindo as melhores campanhas de Brasileiro e Libertadores: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Luan e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Zé Rafael, Dudu e Deyverson.

Essa deve ser a formação nos dois jogos contra o Inter, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e diante do São Paulo, no dia 13, entre os dois compromissos, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O time também enfrentará outro teste na quarta-feira, diante do Guarani, em Campinas, amistoso marcado exatamente uma semana antes do confronto de ida diante do Inter, no Allianz Parque, no dia 10, que marca a volta das partidas oficiais.

Ao longo do jogo-treino deste sábado, contra o Oeste, Felipão deve avançar na escolha de uma equipe alternativa que, provavelmente, atuará pelo Brasileiro enfrentando o Ceará, no dia 20, em Fortaleza - logo após a decisão contra o Inter, em Porto Alegre - e o Vasco, no dia 27, em São Paulo - partida entre os dois duelos diante do argentino Godoy Cruz, pelas oitavas de final da Libertadores. Esse time alternativo também será mais usado no jogo-treino de quinta-feira, contra o Operário-PR, dia seguinte ao amistoso em Campinas.

Os testes antes da volta dos jogos oficiais são todos feitos contra clubes da Série B. O Oeste está em décimo lugar no torneio, esteve perto de chegar às quartas de final do último Paulista e tem nomes que trabalharam com Felipão na passagem anterior pelo Palmeiras: o lateral-direito Cicinho e o meia Mazinho. O Guarani e o Operário, contudo, ocupam a zona de rebaixamento.

Os torcedores e a imprensa terão a única chance de ver o time nesses testes no amistoso diante do Guarani, que será transmitido pela TNT. Os dois jogos-treino na Academia de Futebol acontecerão com portões fechados, e fica a expectativa da divulgação das escalações adotadas por Scolari.

Confira a maratona de decisões do Palmeiras após a Copa América:

10/7 - Palmeiras x Inter - Allianz Parque - Quartas de final da Copa do Brasil
13/7 - São Paulo x Palmeiras - Morumbi - Campeonato Brasileiro
17/7 - Inter x Palmeiras - Beira-Rio - Quartas de final da Copa do Brasil
20/7 - Ceará x Palmeiras - Castelão - Campeonato Brasileiro
23/7 - Godoy Cruz x Palmeiras - Malvinas - Oitavas de final da Libertadores
27/7 - Palmeiras x Vasco - Allianz Parque - Campeonato Brasileiro
30/7 - Palmeiras x Godoy Cruz - Allianz Parque - Oitavas de final da Libertadores
4/8 - Corinthians x Palmeiras - Arena Corinthians - Campeonato Brasileiro