Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Enquanto o Palmeiras segue no mercado, Abel busca alternativas para lacuna deixada por Atuesta

Treinador palmeirense aposta em Fabinho e tenta adaptar Bruno Tabata em novas funções para suprir a ausência deixada pelo volante que se contundiu

Elenco do Palmeiras fez homenagem a Atuesta antes do jogo contra o Bugre (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras está de olho no mercado em busca de, pelo menos, um volante. Esse trabalho, que já vinha sendo feito desde a saída de Danilo para o futebol inglês, em janeiro, foi intensificado com a lesão de Atuesta, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante a última semana e ficará, pelo menos, seis meses afastado dos gramados. Porém, enquanto o reforço para a posição não chega, o técnico Abel Ferreira não tem cruzado braços e buscado alternativas com o que tem no elenco.

Desde o início da temporada, o treinador vem trabalhando o zagueiro Luan como alternativa para primeiro volante, mas desde a perda de Atuesta um novo atleta tem a sua versatilidade desenvolvida: Bruno Tabata. Meio-campista com característica de jogar mais próximo da área, o camisa 11, que foi contratado para ser o substituto de Gustavo Scarpa, tem sido desafiado a jogar como segundo volante.

+ Raphael Veiga é destaque, mas não evita empate do Palmeiras com o Guarani

No segundo tempo do empate sem gols do Verdão com o Guarani, no último domingo (5), Abel promoveu a entrada de Tabata aos 34 minutos do segundo tempo, no lugar de Gabriel Menino. Com três jogadores fazendo a saída de bola (Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo), Fabinho como primeiro homem do meio-campo, liberando um pouco Jaílson, Tabata atuou mais centralizado, por trás de Raphael Veiga, que fechava o setor central.

- Tivemos essa semana para reverter (ausência de Atuesta), puxei o Mayke para fazer a posição de sete, o Tabata para fazer a posição de 10 ou segundo volante, o Fabinho, apostar nele na posição de cinco. Olhar para dentro e perceber os recursos que temos e fazer o melhor com os recursos que temos, e temos bons recursos e vamos olhar para dentro, perceber o que temos. Todos temos que estar imbuídos no espírito muito forte e continuar com o espírito de seja quem jogar, contra quem for, dar o melhor para ganhar e continuar - disse Abel em entrevista coletiva após a partida.

Bruno Tabata durante os minutos que atuou contra o Guarani (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O garoto Pedro Lima, destaque palmeirense no bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistado em janeiro, é outro atleta que, aos poucos, pode ser aproveitado por Abel. Ele treinou com o elenco profissional durante toda semana e agrada a comissão técnica. Porém, como já é política de Abel Ferreira, o processo de inserção nos jogos será gradual para que etapas não sejam queimadas.

Na última semana, a direção palmeirense fez uma proposta de 9 milhões de euros (R$ 49,8 mi, na cotação atual) para o Atlético-MG para ter o volante Allan. O Galo nem quis ouvir a oferta. Porém, o Verdão conversa com um intermediário, que tenta fazer o negócio dar certo. Existe chance dos palmeirenses encaminharem uma oferta ainda maior pelo jogador nos próximos dias. O atleta atleticano agrada muito Abel Ferreira.

Allan é o terceiro volante que o Palmeiras tenta no mercado. Após a saída de Danilo, os palmeirenses conversaram com Matheus Henrique, do Sassuolo (ITA), João Lucas, do Monaco (FRA), e Wallace, da Udinese (ITA). Em todas as ocasiões, o valor máximo colocado pelo Verdão foi 6 milhões de euros (R$ 33,2 mi, na cotação atual).