Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Elogiado na Argentina, titular no Paraguai e esquecido na Itália: quem é o novo zagueiro do Verdão

Após fracasso na negociação com o Boca Juniors, que tenta levá-lo faz tempo a pedido do técnico Guillermo Schelotto, Gustavo Gómez acerta empréstimo com o Palmeiras 

(Foto: Divulgação Milan)
Escrito por

O paraguaio Gustavo Gómez é o zagueiro que o Palmeiras procurava para "chegar, vestir a camisa e jogar", como gosta de repetir o diretor Alexandre Mattos, que acertou o empréstimo do jogador. O atleta de 25 anos estava encostado no Milan (ITA), mas goza de prestígio na América do Sul.

A imprensa argentina considera que Gómez foi o melhor zagueiro do Campeonato Argentino que conquistou com o Lanús, em 2016. O atacante Pablo Mouche, emprestado pelo Palmeiras, foi companheiro dele naquela campanha.

O defensor chamou a atenção do clube grená na semifinal da Copa Sul-Americana de 2013, quando defendia o Libertad (PAR), equipe que o revelou. Os paraguaios perderam os dois jogos por 2 a 1, mas Gómez marcou um gol na ida, em Assunção, e chamou a atenção do técnico Guillermo Barros Schelotto por suas qualidades defensivas: é forte, vai bem no jogo aéreo e sabe sair jogando. O Lanús investiu 3 milhões de dólares para levá-lo.

Gustavo Barros Schelotto, irmão e auxiliar de Guillermo, já conhecia o zagueiro há tempos. Ele foi auxiliar do técnico Gregorio Pérez no Libertad e viu de perto a ascensão de Gómez à equipe profissional. Com bom porte físico, o defensor começou a jogar na equipe sub-17 aos 14 anos e na sub-20 aos 17 anos... Ele foi titular do time principal em 32 jogos em 2013, mas não chegou a jogar pela Libertadores - Palmeiras e Libertad se enfrentaram na fase de grupos. Em 2014, foi campeão paraguaio.

Os gêmeos Schelotto, agora no Boca, tentam levá-lo para lá desde o fim da passagem dele pelo Lanús. Nesta janela, isso ficou bem perto de acontecer: Gómez chegou a viajar para Buenos Aires e realizar exames médicos, mas o negócio melou de última hora por um desacordo financeiro.

Mesmo depois de contratar o argentino Nico Freire, que estava no futebol holandês, o Palmeiras retomou as conversas com o paraguaio após o fim das tratativas com o Boca Juniors. O Milan, que queria 7 milhões de euros por 80% dos direitos em janeiro, se vê obrigado a reduzir a pedida para conseguir um clube para o jogador, que não será aproveitado na Itália.

O zagueiro chegou a Milão como grande aposta no meio de 2016. Custou 8,5 milhões de euros, tornando-se o defensor mais caro da história do Paraguai, e foi utilizado em 19 jogos da temporada 2016/2017. Na temporada 2017/2018, porém, disputou só uma partida oficial, contra o Áustria Viena, em novembro do ano passado, pela Liga Europa. Ainda assim, foram apenas dez minutos...

A inatividade não o impede de ser titular da seleção paraguaia, formando dupla de zaga com Balbuena. Gómez já jogou 29 vezes por seu país, todas como titular, e marcou dois gols.