Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dudu completa 400 jogos pelo Palmeiras: potencial de legado financeiro com o ídolo

Jogador atinge a marca na partida desta quarta-feira, diante do América-MG

Dudu completa 400 jogos pelo Palmeiras nesta quarta-feira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Além de o Palmeiras receber a taça do título de campeão do Brasileirão nesta quarta-feira, contra o América-MG, o Allianz Parque estará em festa por mais uma marca expressiva: o atacante Dudu chegará aos 400 jogos desde sua chegada, em janeiro de 2015.


> Veja a validade do contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

O camisa 7 é um dos maiores símbolos da nova geração de palmeirenses, fruto de uma relação que rendeu muitas taças, gols decisivos e uma identificação de idolatria com seus fãs.

Dudu já fez inúmeras ações voltadas para o sócio-torcedor Avanti logo em sua chegada, há sete anos. Pretendido por Corinthians e São Paulo naquela ocasião, a negociação acabou sofrendo uma reviravolta e ele acertou com o Verdão quando poucos esperavam.

De uns anos para cá, no entanto, muito em razão da pandemia, é verdade, as ações comerciais envolvendo o camisa 7 quase não aconteceram. Para alguns especialistas ligados a clubes de futebol e marketing esportivo, o momento deve ser de captação.

Bruno Maia, CEO da Feel The Match, lançou neste ano um produto oficial em que torcedores do Atlético-MG podem investir e serem donos dos direitos econômicos gerados pelo filme "Reinaldo, Rei do Galo". O modelo é inovador por oferecer um retorno financeiro real aos torcedores e fãs, já habituados a investir nas suas paixões, e deve ser levado para outros atletas e agremiações.

- Além do alcance que o Palmeiras tem com uma torcida imensa, o clube vive um momento muito rico pra geração de novas receitas, porque foi capaz de criar muitas novas histórias, seja pelas grandes rivalidades que cativou, jogos que venceu, a maneira que eventualmente perdeu, mas principalmente as memórias que criou em uma geração inteira. Esses últimos anos do Palmeiras vão render durante muito tempo e o clube tem tudo pra explorar isso bem - disse o executivo.

Já Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa de marketing esportivo, entende que mais do que promover as ações, o clube pode também saber por meio de dados quem são os verdadeiros fãs de seus ídolos.

- Dudu tem uma grande identificação com o clube, uma verdadeira história em momentos de títulos que engradecem a sua passagem pela instituição. Em dias atuais sabemos da importância de obter dados da torcida, jornada de consumo, e entender as relações de cada ídolo - afirmou Salviano, antes de completar:

- Quando falamos em monetização, uma grande força da instituição são os atletas da equipe profissional, mas cada um tem sua personalidade e é importante ouvi-los para criar qualquer propriedade: um copo exclusivo, um jantar VIP vendido por NFT, um jogo de futebol exclusivo para fãs, uma camisa personalizada. O atleta vai se engajar com um produto que ele tenha vontade de fazer e, claro, comunicar com quem é seu verdadeiro fã, pois isso pode facilitar a conexão - explicou o executivo, que já esteve no comando dos departamentos de marketing e comercial do Cruzeiro.

- O Dudu é um dos maiores jogadores da história do Palmeiras, e quando há um planejamento e um posicionamento estratégico de imagem bem feito, o clube naturalmente consegue se beneficiar disso. Não só o clube, o atleta também, e são benefícios em termos de imagem e monetariamente falando - complementou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wollf Sports, empresa que cuida do gerenciamento da carreira e imagem do atacante palmeirense Endrick.