Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dracena conta papo para tirar dúvida de Felipe Melo sobre virar zagueiro

Assessor técnico do Palmeiras revela que falou seguidamente com o, agora, ex-volante, na pré-temporada e nos primeiros jogos de 2020, e já o vê completamente adaptado à defesa

Edu Dracena diz que ajudou adaptação de Felipe Melo à zaga com seguidas conversas (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Vanderlei Luxemburgo começou a temporada propondo a Felipe Melo virar zagueiro, e a mudança foi confirmada com a ajuda de quem jogou na posição no Palmeiras até semanas antes da chegada do treinador. Hoje assessor técnico do clube, Edu Dracena disse que aconselhou seguidamente o, agora, ex-volante para adaptá-lo à função que ele exerceu até dezembro de 2019.

- Conversei com o Felipe no início. Ele estava nessa dúvida, se ia ou não, mas falei que ele ia gostar e se adaptar, porque tem todas as características de zagueiro. Só não sabia se posicionar como zagueiro, mas falei que pegaria isso com a experiência. Na pré-temporada e nos primeiros jogos, fomos conversando - contou Edu Dracena ao LANCE!

Luxemburgo revelou ao LANCE! que o deslocamento de Felipe Melo à zaga tem como uma das inspirações fazer o que o próprio Dracena executou no Cruzeiro de 2003, que conquistou Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro, com o técnico no comando. O treinador gostaria, novamente, de um zagueiro com qualidade no passe, para manter o time no ataque o máximo de tempo possível, como, segundo o próprio Luxemburgo, Felipe Melo tem conseguido fazer em 2020.

- Com o Vanderlei, aprimorei muito meu lado de desarmar já armando o contra-ataque, com passe longo. E o Felipe tem isso: passe longo bom, passe curto também, é forte no cabeceio ofensivo e defensivo - elogiou Edu Dracena, já apontando que o atual capitão do Verdão está pronto para a posição que ele deixou com uma vaga no elenco ao se aposentar, no fim do ano passado.

- Em alguns lances, no início, o Felipe estava com dificuldade. Como era volante, sempre queria sair à caça, enquanto o zagueiro se posiciona, fica parado. Às vezes, ele dava muito espaço. Agora, já está totalmente adaptado à posição - analisou o hoje dirigente, que tem tentado manter contato com o elenco da melhor forma possível em meio ao isolamento social por conta da pandemia.

Felipe Melo iniciou todos os 12 jogos que disputou nesta temporada como zagueiro, chegando a atuar como volante por poucos minutos, na reta final de algumas partidas, por opção do técnico para proteger a zaga e a vantagem do time no placar. Luxemburgo tem aprovado o desempenho do camisa 30 e, em live recente, disse que até perguntou a Felipe Melo, em tom de brincadeira, se ele gostaria de retomar a antiga posição, ouvindo uma resposta negativa.