Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras derrapa contra rivais e volta a ter problemas em clássicos

Time sofreu cinco derrotas em oito jogos diante dos seus maiores adversários, número bem diferente dos últimos dois anos. Desde a reformulação, Verdão vinha bem

Luis Moura / WPP
Escrito por

O Palmeiras em 2017 tem tropeçado nos momentos em que se esperava ver o time embalar. Tem sido assim desde o Paulista até o último jogo, contra o Santos, pelo Brasileiro. Como coincidência, alguns dos episódios de frustrações têm acontecido em clássicos. Aquilo que era uma qualidade do time nos últimos dois anos, voltou a ser um problema.

Dos oito clássicos da temporada, o Verdão tem três vitórias e cinco derrotas. O número de vezes que perdeu é o mesmo de 2015, mas naquele ano foram 14 jogos; nesse, apenas oito. Os aproveitamentos em clássicos desses dois últimos anos também são melhores do que os 37,5% de 2017.

A primeira frustração veio ainda no Estadual, contra o Corinthians, em Itaquera. O time, comandado por Eduardo Baptista, jogou um tempo inteiro com um a mais, após o cartão vermelho errado para Gabriel. Apesar de passar a etapa final toda no ataque, o castigo veio nos minutos finais, quando Jô marcou o gol da vitória alvinegra no Dérbi, por 1 a 0. O Alvinegro comemorou o resultado com grande festa.

O maior rival ainda seria um problema no Brasileirão, pois o time de Fábio Carille encerrou a invencibilidade de 31 jogos do Verdão no Allianz Parque. O confronto da 13ª rodada terminou com a vitória do líder por 2 a 0, que manteve o Corinthians sem derrotas na competição, então a 16 pontos do Palmeiras, já com Cuca. Caso vencesse em casa, o Verdão poderia ter encurtado a distância para dez, na época.

O Santos, que no sábado quebrou a série de quatro jogos sem derrota do Palmeiras no Brasileiro, deixou o atual campeão muito distante do sonho do bicampeonato - se o time de Cuca ganhasse no Allianz, poderia acabar a rodada como vice-líder. No primeiro turno, o time de Levir Culpi também havia vencido na Vila Belmiro por 1 a 0, respondendo ao triunfo alviverde por 2 a 1 no Paulista, na Baixada.

O único rival que o Palmeiras terminará com mais vitórias do que derrotas no ano será o São Paulo. O Verdão venceu os dois duelos no Allianz Parque, por 3 a 0 (no Paulista) e 4 a 2 (no Brasileiro). A frustração no caso fica por não conseguir vencer o Tricolor no Morumbi, apesar da má fase do rival. Já são 15 anos sem ganhar no estádio.

No século, o Verdão tem aproveitamento ruim nos clássicos, mas desde que houve a reformulação no departamento de futebol, em 2015, vinha se dando melhor. Em 2015, o time teve 50% de aproveitamento contra os três rivais; em 2016, 60%.

O último clássico do Palmeiras em 2017 será no dia 5 de novembro, contra o Corinthians, em Itaquera. 

- Retrospecto em 2017: 3 vitórias e 5 derrotas. Aproveitamento: 37,5%.
- Retrospecto em 2016: 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Aproveitamento: 60%
- Retrospecto em 2015: 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Aproveitamento: 50%